/
/
Os dois lados do impacto da tecnologia no mercado de trabalho

Os dois lados do impacto da tecnologia no mercado de trabalho

Analista da XP Investimentos analista os impactos da tecnologia no mercado de trabalho e afirma: seu neto será um astronauta

Em 1915, Michael Wall levantou às 4h30, tomou seu café e seguiu com a família para mais um dia de trabalho pesado no campo. No fim do dia, Wall olha para a plantação, se vira para sua mulher e se queixa das novas máquinas: “Não vai existir mais trabalhos para meus netos e bisnetos”.

O bisneto de Wall cresceu no Vale do Silício. Aos 18 entrou na faculdade de engenharia e por lá se tornou um exímio programador. Aos 22 fundou com mais dois colegas uma das maiores startups da internet dos últimos tempos. Hoje é um bilionário.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

A profecia de seu bisavô felizmente não se concretizou. No entanto, segundo o censo americano, em 1915, 40% da mão de obra americana estava na agricultura. Hoje esse patamar está em 5%. Como poderia Michael Wall prever tamanha mudança na tecnologia e os novos postos de trabalho criados?

O exemplo fictício mostra que a tecnologia não retirou o emprego da geração do bisneto. O que ela fez foi aprimorar as suas habilidades. Com as máquinas realizando, por exemplo, cálculos de forma mais rápida, o bisneto pôde focar em outras tarefas, como programar e analisar dados.

Dois lados

Muito se fala como carros autônomos, drones e inteligência artificial substituirão pessoas – o que poderia gerar ondas de desemprego. Do lado negativo, vemos um claro atraso nos sistemas educacionais, que pouco preparam os jovens para esse novo mundo. Do lado positivo, devemos nos lembrar de como a automação de determinadas tarefas abrirá espaço para outras novas.

O governo, as universidades, os sindicados e os empresários terão de desenhar um novo contrato social para lidar com essa transição – o que pode significar uma grande oportunidade para uma melhora na qualidade de vida da população global.

De fato, o cenário transformador assusta, deixando bem incerta qual será a profissão de nossos netos e bisnetos. Deixo o seguinte exercício: em um mundo com mais de 7 bilhões de pessoas, no qual apenas cerca de 500 visitaram a imensidão do espaço, quem sabe seu neto será um astronauta?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]