/
/
Os desafios da Inovação

Os desafios da Inovação

Como é possível pensar em inovação diante de tantas exigências dos clientes e do negócio?

Em mercados competitivos, sobretudo em segmentos onde atuam grandes players, a inovação é um dos principais fatores de sucesso e da garantia de perpetuidade das empresas. Inovar é um modo de pensar, de agir diferente, de romper padrões. É uma necessidade. No varejo, não é diferente. No entanto, como é possível pensar em inovação diante das exigências dos clientes, das demandas diárias do negócio e das pressões de custos?

De maneira tangível, a cultura da inovação numa empresa pode ser trabalhada a partir da motivação dos colaboradores para refletirem sobre seus processos e apresentarem soluções. Pode-se, por exemplo, criar um banco de ideias e um comitê de avaliação multissetorial. Uma das missões do comitê é analisar as sugestões dos colaboradores e tomar a decisão pela solução a ser implementada. Dentre suas importantes tarefas, também se destaca a função de examinar o impacto da inovação de maneira mais ampla e, ainda, e não menos importante, premiar os autores das ideias. Embora este exemplo se aplique em processos de inovação considerados mais simples, os ganhos podem ser enormes para as companhias.

Outra fonte de inovação, que tem se transformado numa notável saída estratégica para as organizações, é o investimento em start-ups, iniciativa para fomentar e transformar uma ideia inovadora em negócio. Nesse contexto, muitos projetos têm sido beneficiados pelas aceleradoras de startups, criadas com o propósito de apoiar o empreendedor no desenvolvimento de sua ideia até que sua empresa cresça e atinja porte para ser apresentada ao mercado e a potenciais investidores. Na prática, as aceleradoras ajudam empresas de potencial de negócio escalável a crescer de maneira mais rápida, manter-se no mercado e, claro, alcançar lucro.

Leia também
As 9 varejistas mais inovadoras do mundo

O investimento em uma aceleradora é considerado alto risco. Porém, pode ser uma grande oportunidade para as empresas acompanhar de perto as iniciativas inovadoras e, assim, investir em algumas delas após a fase de aceleração. O custo pode ser significativamente menor em relação aos investimentos necessários para tocar novos projetos internamente.

O Corporate Venture (CV), nome dado à iniciativa de companhias que financiam projetos empreendedores, é uma tendência mundial e tem catapultado empresas inovadoras. Com crescimento rápido, esses projetos ensinam às CVs que inovar exige visão de risco e oportunidade, já que nem sempre é possível esperar uma empresa dar certo. A aposta na inovação pode ser o trunfo para o desenvolvimento de grandes ideias ? e, principalmente, uma grande chance da empresa não perder a oportunidade de investir num projeto com potencial de sucesso.

Empreendedorismo e inovação são projetos de longo prazo, cheios de desafios e, por momentos, desmotivadores. As novas soluções que unem essas duas ideias refletem nosso tempo e ampliam o horizonte no modo de fazer negócio. Os novos desafios vieram para mudar os mercados. Cabe a nós ousar e apostar para fazermos e sermos a inovação.

Leia também
(Infográfico) Como as empresas lidam com a inovação?

* Flávio Barros é presidente da Consinco

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]