Um dos mitos do varejo diz que pequenas empresas do varejo físico precisam primeiro ganhar corpo para depois abrir operações on-line. Outro mito diz que sistemas de gestão servem apenas para grandes empresas. Com apenas uma loja, na cidade de Belo Horizonte (MG), o Supermercado Vip desmente tudo isso.
Com um mix de aproximadamente 25 mil itens e contando também com o site VipFácil para atender consumidores de toda a região metropolitana da capital mineira, o crescimento da demanda online e a necessidade de um controle preciso das operações fizeram com que a empresa buscasse um sistema de gestão (ERP) que desse suporte a seus processos.
Saúde financeira não é uma questão de tamanho. ?A gestão financeira que o ERP proporciona nos ajuda a minimizar a possibilidade de trabalharmos com um fluxo negativo, prevenindo um furo de caixa, o que é um controle muito importante para a nossa saúde econômica?, comenta Bruno Martins, Gerente de Projetos de TI do Supermercado Vip.
A plataforma tecnológica escolhida foi a da PC Sistemas, especializada em sistemas de gestão para a cadeia de abastecimento. Com a implementação do WinThor, ERP da empresa, para os módulos contábil e fiscal, a varejista passou a contar com processos mais assertivos para precificação, limite de compras, relatório de rupturas, recebimento de mercadorias, controle financeiro e análise dos preços dos concorrentes.
Um aspecto interessante é que o sistema aponta a existência de mercadorias com avarias, o que permite ao varejista acelerar o processo de troca do produto. ?Com isso o setor de recebimento autoriza mais rapidamente a troca, reposição, recolhimento ou devolução do item?, afirma Martins. O ERP oferece também a possibilidade de limitação de compras, estabelecendo uma trava para novas transações caso o limite mensal de cada área seja ultrapassado.
A operação on-line também foi integrada ao ERP, fazendo com que o back office alimentasse a página web, encaminhasse os pedidos para separação e emitisse o cupom fiscal da transação. ?Com a integração tecnológica, o e-commerce passou a ser gerido em sinergia com a operação off-line, o que aumentou nossa eficiência e nos permitirá crescer de forma estruturada?, finaliza Martins.
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