Estudos demonstraram que práticas de mindfulness podem melhorar a qualidade de vida, reduzir o estresse e ajudar no gerenciamento de condições como dor crônica, ansiedade e depressão. Este conceito, que tem suas raízes em práticas budistas, ganhou popularidade em diversas áreas, e no meio empresarial cresceu consideravelmente nos últimos anos.
No mercado, vários gadgets e aplicativos trazem tecnologias que ofertam serviços baseados em mindfulness, que monitoram o estresse e oferecem exercícios de meditação guiada. Aplicativos como Headspace, Calm, Insight Timer e Breathe são alguns dos mais conhecidos.
Agora, a empresa de software norueguesa Opera anunciou o lançamento do Opera Air, um navegador que integra princípios de mindfulness, com o objetivo ajudar os usuários a navegar de forma concentrada, relaxada e menos estressante.
Uma resposta ao usuário
Segundo uma pesquisa conduzida pela Opera entre 24 e 25 de janeiro de 2025, com 7.000 pessoas em diversos países, incluindo o Brasil, o lançamento do navegador veio ao encontro de um cenário digital cada vez mais sobrecarregado.
No estudo, mil respondentes revelaram dados significativos: 84% dos participantes afirmaram sentir-se sobrecarregados ou estressados ao navegar na internet, enquanto 97% gostariam que seus navegadores ajudassem a melhorar o bem-estar durante o dia.
“A web é bonita, mas pode ser caótica e avassaladora. Decidimos buscar formas baseadas em ciência para ajudar nossos usuários a navegar de uma maneira que os faça sentir e funcionar melhor”, destacou Mohamed Salah, diretor Sênior da Opera.
A pesquisa também apontou que 92% dos participantes acreditam que uma interface mais limpa e organizada ajudaria a se sentirem mais relaxados ao navegar.
Design e funcionalidades para o bem-estar
O Opera Air apresenta um design escandinavo minimalista com interface de vidro fosco, adaptando as cores do papel de parede ao site acessado, promovendo uma experiência visual menos sobrecarregada. Entre as funcionalidades, ele permite que seus usuários façam uma pausa consciente ao longo do dia. Veja como cada uma delas funciona:
- Take a Break: inclui exercícios de respiração, meditação, bem como a técnica de Body Scan, com duração variada de 3 a 15 minutos, além de diferentes tipos de exercícios. As pessoas também podem configurar lembretes para fazer pausas conscientes.
- Boosts: utiliza batidas binaurais, uma técnica auditiva em que duas frequências ligeiramente diferentes são reproduzidas em cada ouvido, criando uma terceira frequência percebida pelo cérebro. Isso é reconhecido por influenciar a atividade das ondas cerebrais, o que promove relaxamento, foco ou um estado meditativo.
Os “Boosts” disponíveis incluem Creativity Boost, Energized Focus, Deep Relaxation e muitos outros – até mesmo um para ajudar os usuários a lembrar de seus sonhos com mais facilidade. Em cada sessão, o volume das ondas, os sons da natureza e a música de fundo podem ser ajustados, e os internautas podem escolher a duração do Boost, que pode variar de 15 minutos até infinito.
Com quase 30 anos de história, a Opera tem buscado a vanguarda da inovação digital em seus produtos. O Opera Air comprova esse comprometimento e vai além de ser uma simples ferramenta de navegação. Você pode instalar e testar o navegador clicando aqui.
Em tempos em que nossa atenção plena é cada vez mais exigida e a necessidade de um olhar mais atento para nossa saúde mental, com a gestão de estresse, aumento de foco e manutenção da clareza mental ao longo do dia, o lançamento do Opera Air torna-se mais um aliado nessa nossa jornada digital e de bem-estar.