/
/
/
OpenAI fecha parceria bilionária com Jony Ive para criar “iPhone da IA”

OpenAI fecha parceria bilionária com Jony Ive para criar “iPhone da IA”

Acordo de US$ 6,5 bilhões une Sam Altman, Jony Ive, ex-designer da Apple, e Thrive Capital para criar novo tipo de hardware focado em IA

A OpenAI deu um passo ousado rumo ao mercado de dispositivos físicos com o acordo que prevê o desenvolvimento de novos hardwares de IA. A iniciativa une Sam Altman, CEO da OpenAI, ao lendário designer Jony Ive, ex-Apple, e à empresa de investimentos Thrive Capital. A missão: criar uma nova categoria de dispositivos inteligentes centrados na IA – algo que vem sendo chamado de “iPhone da Inteligência Artificial”.

“Acreditamos que há espaço para uma nova categoria que seja mais intuitiva, mais pessoal e profundamente integrada com a Inteligência Artificial”, disse Ive em entrevista ao Financial Times.

A fala reforça a visão de que a IA pode transformar ainda mais a forma como interagimos com a tecnologia no dia a dia e a parceria promete criar experiências absolutamente disruptivas.

Smartphone sem tela?

O projeto, que está em estágio inicial, busca repensar a interação homem-máquina com base em interfaces mais naturais – e até mesmo sem telas.

A proposta é fugir do modelo tradicional de smartphones e criar um dispositivo que se baseie em voz, gestos e outras formas de entrada mais intuitivas.

Segundo fontes próximas ao acordo ouvidas pelo Financial Times, a ideia é desenvolver uma experiência que seja “mais discreta e menos intrusiva”, em oposição à dependência visual atual dos dispositivos móveis.

“Tenho uma sensação crescente de que tudo o que aprendi nos últimos 30 anos me levou a este lugar e a este momento”, disse Ive em entrevista conjunta com Sam Altman. “É um relacionamento e uma forma de trabalhar juntos que acredito que vai resultar em produtos, produtos e mais produtos”, complementou.

Startup por trás do projeto

A empreitada será liderada pela LoveFrom, consultoria de design fundada por Ive após a saída da Apple, e pela io, startup criada em parceria com Sam Altman justamente para explorar novas possibilidades de hardware com IA.

A io é vista como o núcleo operacional e criativo do projeto, cujo aporte bilionário investido será usado para contratar engenheiros, acelerar pesquisas, desenvolvimentos e, eventualmente, lançar um produto disruptivo no mercado já em 2026.

Nesse cenário, a aquisição da io, garantirá os serviços de Ive e outros ex-designers da Apple que estiveram por trás de produtos icônicos como o iPhone.

Mas quem é Jony Ive?

Ive é um designer industrial britânico-americano nascido em 1967, em Londres. Ele ganhou destaque mundial pelo trabalho na Apple Inc., onde ingressou em 1992 e liderou o departamento de design industrial a partir de 1996.

Durante a trajetória na empresa, Ive foi fundamental na criação de produtos icônicos como o iMac, iPod, iPhone, iPad, Apple Watch e no design do campus Apple Park – sede da Apple Inc. inaugurada oficialmente em 2017, na Califórnia.

Após deixar a empresa, em 2019, o designer fundou a LoveFrom, consultoria de design que já colaborou com marcas como Ferrari, Airbnb e Moncler.

Ao longo da carreira, recebeu diversas honrarias, incluindo o título de Cavaleiro Comandante da Ordem do Império Britânico, em 2012, em reconhecimento às contribuições ao design e à inovação.

Impactos no mercado

A entrada da OpenAI no mercado de dispositivos físicos com o respaldo de nomes como Jony Ive e a Thrive Capital representa uma movimentação estratégica que pode chacoalhar o setor de tecnologia.

Em vez de apenas alimentar modelos de IA com plataformas digitais, a empresa agora mira na criação de experiências tangíveis, o que pode pressionar gigantes como Apple, Google e Amazon a acelerarem os próprios projetos de hardware com IA nativa.

A proposta de um dispositivo centrado em IA e sem tela, por exemplo, desafia não apenas o design tradicional dos smartphones, mas também os atuais ecossistemas construídos em torno deles. A movimentação reforça a tendência de que o próximo grande salto da IA pode não estar em apps ou assistentes virtuais – mas em novos dispositivos que reformulem completamente a maneira como usamos a tecnologia.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]