Pesquisar
Close this search box.
/
/
Empresa lança ônibus elétrico híbrido com tecnologia 100% brasileira

Empresa lança ônibus elétrico híbrido com tecnologia 100% brasileira

Pioneira no desenvolvimento de tração elétrica no Brasil, a empresa inova com os ônibus elétricos 100% nacionais, alimentados por duas fontes de energia

A busca por soluções de mobilidade urbana sustentáveis estão cada vez maiores entre a população. Pensando em viabilizar opções de transportes ecologicamente mais corretos, que afetem menos o meio ambiente, a fabricante Eletra lançou o Ônibus Elétrico Híbrido DualBus 15m – um veículo inovador para o transporte público sustentável. O lançamento foi divulgado durante o Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, em São Paulo.
Pioneira no desenvolvimento de tração elétrica no Brasil, a empresa inova com os ônibus elétricos 100% nacionais, alimentados por duas fontes de energia: banco de baterias e grupo motor-gerador a diesel ou a biocombustível.
“O Dual Bus 15m é um veículo em que todos os seus componentes — chassi, carroceria, motor elétrico e, principalmente, baterias — estão disponíveis no Brasil e garantidos por empresas com estrutura de assistência técnica em todo o continente latino-americano”, expôs a empresa em seu site.

Foto: Reprodução Eletra

Ambas fontes podem operar em modo conjunto ou de maneira independente. No modo elétrico, o motor-gerador é desligado e o veículo roda apenas com a carga das baterias, com autonomia de até 25 km por volta. As opções permitem a um GPS desligar o grupo gerador quando entrar em uma área de zero emissão de poluentes.

Segundo a Eletra, “na comparação com um ônibus similar convencional, o Dual Bus Hibrido Elétrico 15m tem um consumo de diesel 28% inferior e emite na atmosfera 95% a menos de material particulado (MP) e 30% a menos de gás carbônico (CO²)”.

 

Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

Criada pela ONU, a agenda 2030 é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Ônibus Elétrico Híbrido  se enquadra dentro do objetivo número 11, que visa “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.


11.2 Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.


Para ler o ODS completo clique aqui. 

Um longo processo

São Paulo é a cidade com a maior frota de ônibus do Brasil. A capital paulista possui a Lei Municipal  16.802, de 2018, que visa a diminuição de emissões de dióxido de carbono (C02) em 50% em 10 anos e 100%, em 20 anos.
Em março de 2016, três ônibus movidos a hidrogênio foram incluídos na frota paulista. Os veículos foram desenvolvidos pelo PNUD em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). Os automóveis rodaram por pouco tempo, já que apresentam uma tecnologia pré-comercial.
Em 2017, a opção de transporte sustentável foi apresentada no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Com a iniciativa, o Brasil foi o primeiro país da América Latina a colocar em circulação regular um ônibus movido a hidrogênio e em quarto lugar em um ranking mundial, junto com os Estados Unidos, Canadá e Alemanha.


LEIA MAIS 

Procon São Paulo quer regra única para aplicação das multas no estado
Unilever lança linha de produtos de limpeza sustentáveis
Apps de carona: os novos desafios da mobilidade
A sustentabilidade e a mobilidade dependem uma da outra


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]