Pesquisar
Close this search box.
/
/
Omnichannel: uma mudança para a cadeia inteira

Omnichannel: uma mudança para a cadeia inteira

Para Bruno Primati, a atuação multicanal é um desafio que traz grandes oportunidades

Hoje, o poder está na mão do consumidor, acredita Bruno Primati, diretor vice-presidente executivo da Bematech. Numa mesa, os pontos de contato são cartas espalhadas que podem ser selecionadas ao acaso ou, simplesmente, colocadas numa mesma pilha. De maneira crucial, essa mudança inspira uma tendência: o omnichannel.  

Os desafios de uma atuação multicanal serão tema do Brazilian Retail Week, o maior congresso sobre varejo da América Latina.

Atualmente, ao fazer uma compra, o consumidor já pesquisou. Mesmo dentro das lojas, está consultando preços concorrentes, é melhor informado. Que tipo de pensamento os varejistas precisam ter para lidar com esse quadro? Estamos preparados para isso, no Brasil? Primati aprofundará o assunto em sua palestra no BRWeek, mas antecipou alguns insights para a NOVAREJO. Confira:

NOVAREJO: O omnichannel é uma tendência forte no Brasil? Os varejistas locais têm claro essa visão de integração total dos pontos de contato?

Bruno Primati: O perfil do varejista no Brasil não é muito homogêneo. Temos algumas grandes redes, mas também um varejo pequeno bastante representativo. Quando falamos das grandes redes, sim, elas têm essa visão. E ela é entendida. Porém, estar preparado para… Não estão. Não estou falando só sob o ponto de vista da tecnologia, falo de processos, gestão, capacitação. Existe um caminho a ser perseguido que não é pequeno.

NV: Nessa falta de preparo, quais são os maiores desafios? O que os varejistas ainda não entenderam para colocar em andamento?

Bruno Primati: Muitas coisas vão ter que mudar. Sob o ponto de vista da tecnologia, hoje, nem todos os varejistas têm sistemas preparados para se falar em omnichannel. É um investimento necessário. E não só nos novos canais, como e-commerce ou aplicativos, mas nos próprios sistemas atuais dos magazines. É preciso mudar a forma de atuação do ponto de venda, dos meios de pagamento.
Sob o ponto de vista de gestão de negócios, muitos varejistas brasileiros, quando começaram as iniciativas de e-commerce, criaram empresas apartadas para trabalhar com isso. Só que, quando estamos falando de omnichannel, o comprador não quer saber qual é o canal em que ele está comprando. Ele quer ser atendido naquele que mais lhe interessa. Quer poder comprar e tirar na loja, comprar na loja e receber em casa, comprar na internet e tirar na loja. Existe uma série de questões que, quando começamos a pensar na gestão atual dos lojistas, vão ter que ser repensadas. Não é uma coisa trivial. É um processo de mudança para a cadeia inteira.
 
NV: Quais os maiores riscos para as empresas que não se prepararem para lidar com esse público que está o tempo todo conectado? Perda de mercado?  

Bruno Primati: Não tenho dúvida de que isso tenha um impacto em vendas. O usuário hoje é muito melhor informado, quer mais conveniência. O nível de fidelidade do cliente conectado vem caindo. Ele quer buscar aquilo que é melhor para ele naquele momento. Então, se você não consegue atender a demanda desse consumidor, você vai ter sérios problemas de venda.  

NV: A empresa precisa saber lidar com a personalização de atendimento ao cliente.

Bruno Primati: Totalmente. Hoje, em uma compra pela internet, o site identifica você e fala ?a sua última compra foi isso aqui?, ?você abandonou seu carrinho?, ?quem comprou isso que você está vendo comprou isso também?. Essa questão da personalização que, de alguma forma, já acontece na internet, vai ter que acontecer também na loja física. O vendedor tem que ter condição de identificar que você é você e propor opções. Esse tipo de facilidade que poderemos levar de um canal para o outro vai mudar também a forma do vendedor se relacionar com o comprador. Os impactos são grandes, relevantes. Na capacitação do vendedor, por exemplo. Como ele lida com um usuário melhor informado se ele não tiver informação? É óbvio que isso não vai acontecer num piscar de olhos, mas vai acontecer em um ritmo acelerado.

NV: Qual o impacto da Amazon em termos de omnichannel?

Bruno Primati: A Amazon começou vendendo livros e CDs e o pessoal achou que era só isso quando, na realidade, é uma das empresas que mais cresce nos EUA hoje, com um portfólio imenso. Além disso, traz muita inovação nos métodos de venda, no relacionamento com o cliente, nos formatos de entrega. E evoluiu muito. Para competir com ela, como é o caso da Best Buy, é preciso repensar o negócio. Por exemplo, a Best Buy tem uma vantagem, a loja física. Para competir, além de manter e investir muito no e-commerce, passou a dar alternativas que a Amazon não tem como dar. Como comprar na internet e retirar na loja física. Não tem que ficar esperando dois, três dias para esperar o produto. E isso tem dado um retorno interessante para a BB. Claro que ela está repensando todas as lojas e isso é uma coisa que está acontecendo no varejo brasileiro. Você já tem varejistas repensando tamanho de loja e sua disposição para reposição de ponto. O papel estratégico da unidade física numa cadeia de venda muda um pouco. Ela passa a ser muito mais um mostruário, vamos dizer, do que propriamente o modelo antigo do comércio.

NV: Em sua visão, entre conquista e desafio, para qual lado o omnichannel tende mais?

Bruno Primati: É um grande desafio, não tenho a menor dúvida. Vai exigir uma revisão do modo de pensar do varejista, mas é uma grande oportunidade para aqueles que conseguirem repensar mais rápido. Esses itens são, de um lado, complementares, do outro, se anulam. Quem demorar mais para ultrapassar esse desafio vai ter problema. Acho que para os grandes varejistas é um desafio. Mas como todo desafio, traz grandes oportunidades. E será um diferencial para continuar no mercado.

* O BRWeek acontece nos dias 29 e 30 de julho. Clique aqui para realizar a sua inscrição.

Leia mais:

Omnichannel: excelência em todos os canais?

A jornada do cliente e a fórmula para reter sua atenção

As novas apostas do varejo físico

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]