Você já ouviu falar da Carnival Corporation? A companhia, conhecida por oferecer cruzeiros marítimos em todo o mundo, foi responsável pela abertura do CES no suntuoso Palazzo Ballroom, dentro do hotel The Venetian, em Las Vegas. E o que essa empresa tem a ver com um evento de alta tecnologia? Tudo.
Porta vozes da empresa falaram sobre o Ocean, um braço do grupo que empregou a mais alta tecnologia a serviço do cliente. Veja o vídeo (em inglês).
Sim, esse é a única embarcação dos setes mares totalmente conectada com os passageiros – e é o tempo todo mesmo. A empresa literalmente abriu um gigantesco navio, a Princesa Sofia, e construiu um navio que elevou o patamar da personalização de serviços. Na embarcação, é possível solicitar bebidas, agendar serviços e o mais importante: você será reconhecido sem a necessidade de informar o próprio nome.
Isso é possível por meio da alta tecnologia inserida dentro do navio, no caso a Princesa Sofia. Para tanto, foi preciso abrir a embarcação e inserir aproximadamente 7 mil sensores (objetos que lembram beacons), 75 milhas (ou 120 quilômetros) de cabos e mais de 4 mil portais de interações no interior da embarcação, além de muitos computadores. Toda essa infraestrutura dentro do barco se conecta a outro sensor, esse presente em cada passageiro e chamado Medallion.
O resultado é uma revolução da hospitalidade, segundo palavras de Arnold Donald, CEO da Carnival. É o que ele definiu como “there and then”.
“Para nós, (o Ocean) é a maximização da personalização. E isso não é big data ou analytics. Isso é uma conexão entre pessoas por meio da alta tecnologia. Penso que a verdadeira personalização é o verdadeiro grande negócio hoje em dia”, afirma Donald.
Gostou da Carnival? Então embarque na hashtag #CMnoCES e veja o que está rolando no maior evento de produtos eletrônicos do mundo.