Pesquisar
Close this search box.
/
/
O “troca-troca” de marcas do varejo

O “troca-troca” de marcas do varejo

O fenômeno, também conhecido por “trade down”, virou uma realidade entre os consumidores, que preferiram economizar de um lado para gastar em outro

Os recentes rumos da economia conduziram o Brasil para um inédito cenário pós-ascensão do Real. O acelerado consumo de meado dos anos 2000 diminuiu o ritmo até finalmente pisar no freio de vez nos últimos anos. O resultado dessa desaceleração não impactou apenas o poder de compra da população, mas causou um curioso fenômeno: alguns produtos não necessariamente saíram do carrinho do supermercado do cliente, mas foram substituído por uma marca com preço mais acessível. E essa mudança leva o nome de trade down.

Inscreva-se no BR Week 2016

Essa é uma das conclusões de um recente estudo da McKinsey & Company no Brasil, uma consultoria global que presta serviços à alta gesta de grandes empresas nas áreas de estratégia, organização, tecnologia e operações. A sócia associada da empresa, Mariana Donatelli vai exibir esse e outros resultado no painel “Varejo orientado a resultado – um senhor resultado. Como é possível obter resultados no varejo em qualquer cenário econômico”, do BR Week deste ano.

Segundo Donatelli, o estudo global da McKinsey feito em 26 países concluiu que o brasileiro anda pessimista – bem pessimista. Tal afirmação é inédito nesse levantamento, segundo a consultora, o que mostra a preocupação da população com o momento da economia do país. “Mais de 70% dos consumidores do Brasil mudaram o modo de compra. Agora, muitos esperam promoções, pesquisam preços antes de comprar e outros optam por comer em casa em vez de ir a restaurantes”, afirma.

No entanto, o dado que chama a atenção nesse levantamento diz respeito ao varejo alimentar. De modo geral, vem ocorrendo no país um fenômenos definido pela especialista como “trade down” ou a substituição de uma marca de um mesmo produto. “Quando olhamos o ‘trade down’, isso acontece em todas as categorias, mas em intensidades diferentes. Categorias como produtos de limpeza, por exemplo, tendem a ter um ‘trade down’ maior”, explica.

Por outro lado, a consultoria verificou um fenômenos inverso. Alguns produtos praticamente não foram atingidos por crise econômica e, assim, registrou-se o “trade up”. O substituição por marcas “gourmetizadas” foi registrada na categoria de bebidas alcoólicas (especialmente as cervejas) e também em cosméticos. E por que isso ocorre? “Nos últimos anos, tivemos um boom de consumo muito grande. Assim, as pessoas tiveram acesso a diferentes marcas que não necessariamente costumavam comprar. Hoje, elas tendem a não abrir mão desses produtos, ao contrário do que ocorre com produtos de limpeza”.

A dica importante da especialista é que os executivos do varejo precisam identificar quais categorias de produtos estão em processo de “trade down” e “trade up”. E esse será o ponto de partida do painel da consultora no BR Week ao lado de importantes varejistas brasileiros.

Quer saber mais sobre como conseguir resultados? Então não perca o painel “Varejo orientado a resultados – Um senhor resultado. Como é possível obter resultados no varejo em qualquer cenário econômico”, no BR Week 2016. Mariana Donatelli mediará o debate, que contará com a presença de grandes varejistas. Não perca o BR Week 2016!   

Inscreva-se no BR Week 2016
Mais informações: 
11 3125 2215 | [email protected]

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]