Pesquisar
Close this search box.
/
/
O restaurante que faz 240 ovos em 12 minutos

O restaurante que faz 240 ovos em 12 minutos

Atenta à demanda das empresas e dos consumidores, Sodexo cria “cozinha inteligente” para restaurantes gastarem menos e fazer refeições mais saudáveis

Alimentos mais leves e saudáveis são uma demanda crescente para quem trabalha no ramo alimentício. Nestlé, Coca-Cola e McDonald’s, só para ficar nos gigantes, estão entre empresas que reviram sua opções ou reduziram açúcares e gorduras dos produtos nos últimos anos.

Eficiência, agilidade, competitividade e redução de custos são uma demanda crescente para as empresas de qualquer ramo. No Brasil, após dois anos de uma profunda recessão, atingir estas metas se tornou especialmente essencial.

Foi no meio destas duas linhas de fogo que a Sodexo criou a Cozinha Inteligente, um projeto de cozinha corporativa com tecnologia de ponta que permite fazer muito mais, com muito menos.

“O mercado pede isso”, disse, em entrevista à Consumidor Moderno, presidente da Sodexo On-site, Mauro de Marchi. “As empresas não podem perder competitividade, elas não têm espaço para ineficiência.” A Sodexo On-site é o braço da companhia de benefícios responsável pelo nicho de refeições coletivas – a gestão de refeitórios dentro das empresas. Empresas, indústrias, escolas, hospitais e até campos de mineração e plataformas de petróleo estão entre os tipos de locais onde a Sodexo gerencia a alimentação dos funcionários ou visitantes.

Menos óleo e mais comida
O projeto para a “cozinha inteligente”, galgado em forte pilar tecnológico, foi uma maneira de repensar completamente a maneira como a companhia pode operar as cozinhas de seus refeitórios, o que envolveu equipamentos de ponta, utensílios profissionais, mudança nos alimentos e novos tipos de processo.

Com o novo formato, a produção – uma tarefa que pode demandar refeições para centenas de funcionários em um único dia – fica muito maior, enquanto o consumo de água, eletricidade, gás e óleo, além da disposição de resíduos, cai drasticamente.  

Para se ter uma ideia, com os novos fornos profissionais, a equipe de cozinheiros da Sodexo consegue agora fazer 240 ovos em 12 minutos –  e sem usar óleo. Com os fogões tradicionais, eram 16 no mesmo período. Uma leva de grelhados, que antes tomava 3 horas para ficar pronta, agora leva apenas 1h30.

“Conseguimos oferecer eficiência, entregar alimentos de qualidade para o usuário e ainda proporcionar mais segurança e menos estresse para a nossa equipe”, diz Marchi. “A cozinha inteligente é mais fácil de ser operada, reduz a utilização de chamas, de equipamentos pontiagudos.” Segundo a Sodexo, o consumo de energia fica 32% menor, o de gás até 66% menor e o uso de água cai na faixa dos 21%. 

Modelo de cozinha inteligente da Sodexo (Foto: Tiago Pinheiro/Divulgação)

“B2B2C”
Com os adesivos de seus cartões de refeição e alimentação colados nas portas de restaurantes de todo o país, a Sodexo é muito mais conhecida, para o consumidor final, pelo braço de benefícios. Mas a multinacional de origem francesa é também uma líder nacional e mundial do mercado de refeições coletivas.

No Brasil, atua neste segmento há mais de 30 anos e, desde 2011, quando comprou a gaúcha Puras, é a maior do país, estando presente em 24 estados dos 26 do país. 

Mas, embora sejam as empresas o seu cliente, o que realmente importa é o consumidor final e para onde caminham as suas tendências de comportamento. “Embora nossa relação de negócios não seja com o consumidor, é ele quem é impactado pelo nosso produto. É uma espécie de mercado ‘B2B2C’; eu faço uma relação B2B para que o C esteja melhor”, diz Marchi.

Daí a necessidade de embutir tecnologia em uma atividade, a princípio, essencialmente artesanal – cozinhar – e buscar não só eficiência, mas qualidade e saudabilidade também. “É uma mudança gradual, não tem uma data, mas a consciência da população mudou”, diz o executivo. “Mesmo as crianças, hoje, já têm essa consciência. Meus filhos tiveram aula de nutrição na escola. Então não há mais espaço, ou é muito pouco, para que o fornecedor não tenha essa preocupação.”

Atualmente, a Sodexo gerencia as instalações de mais de 2 mil empresas no país, oferecendo diferentes opções de cozinhas e refeitórios para cada tipo de perfil – de cafés a food trucks e lanchonetes infantis. A “Cozinha Inteligente” é uma modalidade oferecida há dois anos aos clientes.

[masterslider id=”33″]

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]