Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que vai acontecer com os wearables?

O que vai acontecer com os wearables?

Os próximos 5 anos trarão ainda muitos desafios para a consolidação das tecnologias vestíveis

*Por Marcelo Abreu

Inteligente, bonito e quase invisível. Além de vestíveis e úteis, é essencial que as tecnologias sejam também atraentes e discretas. Percebo que cada vez mais o consumidor tem buscado não só um simples dispositivo móvel, mas um relógio com um design legal, que seja confortável e que não siga muito aquela linha prototipada com traços de ficção científica.

Prova disso é uma pesquisa realizada pelo Gartner em dezembro de 2014, que revela que esse mercado evoluirá de tal forma que 30% deles se tornarão imperceptíveis ao olho humano. Atualmente já existem alguns dispositivos que preparam o ambiente para esse tipo de tecnologia, como o uso de lentes de contatos e joias inteligentes.

A companhia ainda estima que, até 2018, 25 milhões dos wearables vendidos serão usados nos rostos dos usuários. Já tenho visto isso acontecer e o mercado tem caminhado muito nesse sentido. Contudo, o que se vê hoje irá mudar e se desenvolver para novos caminhos.

Dispositivos como o Google Glass não serão mais utilizados como ?aquela coisa geek?, mas para algo muito mais profissional. Seu possível uso pode ser, por exemplo, para a instalação de um armário em uma residência sem acertar o cano de água. Ou a possibilidade de visualizar em realidade aumentada se o móvel que deseja comprar cabe ou não na sala de estar. Esses são apenas algumas ideias, mas nos campos da medicina e do transporte, entre outros, ainda há muita coisa para acontecer.

Apesar de 2014 não ter sido tão promissor para os amantes de wearables, sem muitas novidades no mercado, que se manteve apenas na mesma linha de relógios e óculos, muita coisa ainda vai acontecer, até chegar ao número de 126 milhões de vendas de wearable devices em 2019, conforme prevê relatório divulgado em março pela empresa de consultoria de mercado IDC.

Um dos fatores que irá impulsioná-lo para esse grande salto é o recente lançamento do Apple Watch, que já está despertando o interesse de muitos para esse mercado. Além de reavivar nos fabricantes de Android o desejo de lançar um produto ainda melhor. Verdade seja dita, essa guerra entre o iOS e Android é até saudável, já que constantemente um alavanca o outro para o aperfeiçoamento.

Essas são as tendências, e é assim que o mercado de tecnologia será muito em breve. No entanto, os próximos 5 anos trarão ainda muitos desafios, como o tempo de desenvolvimento de projetos, que já vem diminuindo constantemente. O que antes era considerado um projeto rápido em seis meses hoje já é classificado como longo. Outras barreiras que precisam ser quebradas são a resistência do brasileiro em utilizar esses novos dispositivos móveis, o alto custo e a falta de inovação, que os afastam desse mercado.

O fundamental seria criar no usuário uma necessidade, fazer com que aquele dispositivo seja essencial para ele. Afinal, o grande segredo de tudo isso é o público, é o consumidor. É necessário cativá-lo o quanto antes, pois no fim o que vai fazer realmente a diferença será a quantidade de usuários que você conquistou.

*Marcelo Abreu é gerente executivo do Venturus ? Centro de Inovação Tecnológica

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]