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O que o consumidor busca na internet?

O que o consumidor busca na internet?

Estudo analisa a interação do consumidor com conteúdo online em vários momentos. O que ele busca na rede pode fazer diferença na estratégia do seu negócio

Muitas pesquisas são feitas sobre os hábitos do consumidor nos canais virtuais, mas alguns resultados podem não ser de fácil interpretação. O desafio das marcas é decifrar os dados e construir conexões mais significativas com as pessoas. Surgem dúvidas como: Quem é esse consumidor? De qual dispositivo os consumidores mais acessam? Quais são os horários de preferência?

Buscando uma solução para esses questionamentos, a AOL desenvolveu o estudo Content Moments, que analisou mais de 55 mil momentos de consumo de conteúdo online. Os resultados mostram detalhes dessas experiências e formam oito momentos que tornam os números mais “humano”.

O estudo analisou oito mercados – Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Itália, Espanha, Japão, Alemanha e Brasil, e os entrevistados foram conduzidos por uma série de perguntas destinadas a entender as nuances dos momentos. Entre várias revelações, o estudo mostra qual é o momento que o consumidor leu um artigo online, assistiu um vídeo longo ou então pesquisou uma categoria de produto ou serviço.

A pesquisa mostrou que na hora de consumir conteúdo, os consumidores buscam inspiração e sentir-se bem, sensações mencionadas por 20% dos consumidores. A atualização (16%), diversão (13%), busca (11%), estar informado (10%), conexão (7%) e conforto (4%), aparecem em seguida.

Insights gerais
O estudo ainda mostrou que as pessoas estão gastando 13 minutos, em média, consumindo conteúdo online. No Brasil, essa média é de 16 minutos. O horário preferido para o consumo de conteúdo online é  entre 23 horas e 2h da madrugada. Esse horário é o dobro do consumo quando comparado entre 12 às 14 horas – uma oportunidade para as empresas que atuam no e-commerce.

Segundo a pesquisa, as pessoas querem ser impactadas de diferentes formas quando falamos de dias da semana comparando com o fim de semana. Durante a semana, os consumidores estão mais motivados a se atualizarem sobre o que está acontecendo, já no fim de semana eles estão mais propensos a distrair suas mentes.

As pessoas multi-devices são significativamente mais propensas a compartilhar o que encontram online e 34% mais propensas a olhar anúncios.

Momentos por público
Os Millennials se caracterizam mais pelos momentos Inspiração e Conexão. Já os Boomers são mais focados e baseados em intenção, pesquisando algo específico ou para ficar atualizado com o que está acontecendo. Ao consumir conteúdo online a preferências dos jovens é o momento Diversão.

E o que isso tem a ver com consumo? Tudo, essas motivações são fundamentais para que as empresas utilizem a internet de acordo com o que o cliente busca.

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