Muitas pesquisas são feitas sobre os hábitos do consumidor nos canais virtuais, mas alguns resultados podem não ser de fácil interpretação. O desafio das marcas é decifrar os dados e construir conexões mais significativas com as pessoas. Surgem dúvidas como: Quem é esse consumidor? De qual dispositivo os consumidores mais acessam? Quais são os horários de preferência?
Buscando uma solução para esses questionamentos, a AOL desenvolveu o estudo Content Moments, que analisou mais de 55 mil momentos de consumo de conteúdo online. Os resultados mostram detalhes dessas experiências e formam oito momentos que tornam os números mais “humano”.
O estudo analisou oito mercados – Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Itália, Espanha, Japão, Alemanha e Brasil, e os entrevistados foram conduzidos por uma série de perguntas destinadas a entender as nuances dos momentos. Entre várias revelações, o estudo mostra qual é o momento que o consumidor leu um artigo online, assistiu um vídeo longo ou então pesquisou uma categoria de produto ou serviço.
A pesquisa mostrou que na hora de consumir conteúdo, os consumidores buscam inspiração e sentir-se bem, sensações mencionadas por 20% dos consumidores. A atualização (16%), diversão (13%), busca (11%), estar informado (10%), conexão (7%) e conforto (4%), aparecem em seguida.
Insights gerais
O estudo ainda mostrou que as pessoas estão gastando 13 minutos, em média, consumindo conteúdo online. No Brasil, essa média é de 16 minutos. O horário preferido para o consumo de conteúdo online é entre 23 horas e 2h da madrugada. Esse horário é o dobro do consumo quando comparado entre 12 às 14 horas – uma oportunidade para as empresas que atuam no e-commerce.
Segundo a pesquisa, as pessoas querem ser impactadas de diferentes formas quando falamos de dias da semana comparando com o fim de semana. Durante a semana, os consumidores estão mais motivados a se atualizarem sobre o que está acontecendo, já no fim de semana eles estão mais propensos a distrair suas mentes.
As pessoas multi-devices são significativamente mais propensas a compartilhar o que encontram online e 34% mais propensas a olhar anúncios.
Momentos por público
Os Millennials se caracterizam mais pelos momentos Inspiração e Conexão. Já os Boomers são mais focados e baseados em intenção, pesquisando algo específico ou para ficar atualizado com o que está acontecendo. Ao consumir conteúdo online a preferências dos jovens é o momento Diversão.
E o que isso tem a ver com consumo? Tudo, essas motivações são fundamentais para que as empresas utilizem a internet de acordo com o que o cliente busca.