O papel do Chief Marketing Officer tem sofrido alterações com o passar dos anos, assim como as competências e skills da profissão. No painel “O que é preciso para ser um CMO moderno”, no Web Summit Lisboa 2019, foi discutido os principais desafios de líderes de empresas como Mailchimp, Zoom e TripActions, com a presença de seus respectivos CMOs: Tom Klein, Janine Pelosi e Meagen Eisenberg, mediados por Katie Deighton, Senior Reporter do The Drum.
Katie vai direto ao ponto e pergunta quais são as funções desse profissional que hoje assume tantas áreas ao mesmo tempo.
Meagen, CMO da TripActions, responde que a área envolve várias frentes, entre elas branding, performance, canais de distribuição, precificação e comunicação.
Com as mudanças de comportamento dos consumidores e a grande quantidade de canais de mídia, os CMOs assumem hoje papeis nas corporações com um olhar voltado para o cliente e o próprio negócio, e não somente para campanhas publicitárias e estratégias de venda.
“Não podemos esquecer das campanhas, do budget e do storytelling. Mas nosso foco hoje é muito mais centrado na experiência do consumidor. Trabalhamos junto com os CTOs e CIOs para usar dados e tecnologia que eles nos oferecem e traçarmos as melhores estratégias”
Janine Pelosi, da Zoom Video Communications
Mas para que o planejamento estratégico centrado no cliente funcione de verdade, os principais executivos dessas áreas precisam se falar.
Tom Klein, da Mailchimp, acredita que liderar esse diálogo faz parte da sua nova função.
“O CMO hoje tem a grande tarefa de liderar performance, criação e customer experience. O principal papel dele é fazer com que essas áreas se conversem, trabalhando em conjunto com o CIO”.
Janini completa: “Além disso, o CMO moderno é o que enxerga o negócio, pratica o foco no cliente, entende todas as medias sociais e mantém a mente aberta”.
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