Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que as redes de varejo estão fazendo para diminuir a ruptura?

O que as redes de varejo estão fazendo para diminuir a ruptura?

Quanto maior a rede varejista, maior a probabilidade de lidar com as rupturas. Confira reportagem especial que mostra as soluções adotadas pelo varejo

A sociedade contemporânea vive tempos dinâmicos, movidos pelo desenvolvimento tecnológico e pela grande fluidez das relações mundiais. O que o grande sociólogo Zygmunt Bauman chama de modernidade líquida – o tempo em que toda a estrutura social passa por grande volatilidade.
Com tantos conceitos e ferramentas surgindo a todo momento e um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam se esforçar para cada vez mais cortar possíveis brechas improdutivas em seus modelos de negócio. Uma questão de sobrevivência. Quando se trata de varejo, um tema em especial chama atenção: a ruptura.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Basicamente, ela acontece quando o cliente procura por um produto e não o encontra na prateleira. Esse cenário leva em consideração diversos pontos da operação. “A ruptura pode ter várias origens: por problema de compra, por um abastecimento que não foi realizado no momento correto, pela falta de previsão para o abastecimento”, explica Paulo Ferezin, sócio-diretor para varejo e bens de consumo da KPMG.
O problema também pode ser gerado porque a indústria não entregou a tempo, pela falta de entrega do próprio centro de distribuição da empresa ou até por problemas operacionais do cotidiano, como quando o produto chega à loja mas não é levado para a prateleira. São muitos os tipos de ocorrência – e elas variam de acordo com o modelo de negócio do varejista.
“As rupturas são um pesadelo para as empresas. Além de ficar com a gôndola cheia de buracos, o varejista não atende às demandas do consumidor e prejudica as vendas”, destaca André Almeida, vice-presidente e diretor de Commercial da Unisys para a América Latina. “Muitas vezes o consumidor opta por deixar de realizar a compra, procura o produto em outra loja ou acaba escolhendo o produto de uma marca concorrente”, complementa.

Tecnologia como aliada

Cada segmento traz sua particularidade, mas é possível que mesmo um caso isolado traga aprendizado para toda a cadeia. Alguns pontos de dor enxergados pela Arezzo, por exemplo, são comuns em outros setores que não necessariamente o de moda.
Como aponta o coordenador de infraestrutura de TI da marca, Adriano Luiz Weschenfelder, a loja física possui limitação de estoque. “É muito comum ter quebra de grade, ou seja, temos o produto, mas não necessariamente na cor ou tamanho solicitado pela cliente”, conta. Também existem os casos em que um determinado produto teve aposta baixa pela empresa e acaba esgotando.
A solução encontrada para a situação foi disponibilizar iPads para as equipes de venda das lojas. Assim, os vendedores podem vender o produto disponibilizado on-line para entrega diretamente na casa do cliente.
No ambiente on-line, a opção é o “Avise-me quando chegar”. “Ele também é compartilhado por geolocalização com a loja mais próxima – assim podemos suprir a necessidade da cliente de forma mais rápida”, explica o executivo.
Klaus Engelmann, network engineer da Nap IT, empresa responsável pela infraestrutura de rede da varejista de moda, lembra que é essencial evitar a falta de integração entre os sistemas comerciais das marcas. “Isso faz com que as empresas atuem de forma isolada e não padronizada”, descreve.
Principalmente em um momento em que tanto se fala sobre omnichannel. Os consumidores acessam os produtos tanto na loja física quanto na on-line – portanto, a visão sobre o estoque de qualquer companhia precisa ser holística. Caso contrário, fica muito difícil evitar a ruptura.
Apesar de tantos problemas, há muitas soluções. Leia aqui a reportagem completa. 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]