Pesquisar
Close this search box.
/
/
O fim da média e do consumidor médio, os desafios da segmentação

O fim da média e do consumidor médio, os desafios da segmentação

Mesmo com a evolução do antigo padrão de segmentação por idade, classe socioeconômica, geografia, ainda cometemos erros grotescos no entendimento da diversidade e peculiaridade de certos públicos

O livro de Todd Rose, The end of average , aborda o conceito do uso da média como base para o aumento da produtividade e eficiência da cadeia produtiva na concepção taylorista do século passado e questiona sua atual inadequação num mundo que demanda inovação, desenvolvimento tecnológico e está sob disrupção em diversos campos.

Todd Rose* provoca reflexão sobre o modelo da educação, a valorização das médias nas avaliações e como o sistema pode excluir talentos que se diferenciem da mediocridade. O autor defende o entendimento do ser humano em suas competências e habilidades considerando também os extremos, ou seja, disciplinas em que as pessoas são excepcionais e/ou que são muito aquém da média. O referido pesquisador de Harvard propõe novos parâmetros no sistema educacional, que considere essas diferenças entre os estudantes e que alavanque as competências nas quais as pessoas são realmente acima da média, uma espécie de individualização do ensino.

Como profissional de Marketing, ao ler este livro busquei associar esse modelo proposto ao do mercado de consumo, principalmente no que diz respeito às preferências dos consumidores e como segmentamos as pessoas em certos grupos por semelhança de hábitos, estilos de vida, personalidade etc. Mesmo com a evolução do antigo padrão de segmentação por idade, classe socioeconômica, geografia, ainda cometemos erros grotescos no entendimento da diversidade e peculiaridade de certos públicos. As empresas que ainda se utilizam do conceito da média na segmentação do seu target podem não ter sucesso num contexto de expectativas de personalização de produtos e serviços.

Ao estudar os consumidores mais velhos no mestrado em Comunicação e Consumo da ESPM, constatei que os idosos formam um grupo de pessoas que recebe pouca atenção das empresas e que, consequentemente, não conseguem aprofundar o conhecimento do consumo, interesses e estilos de vida. Faltam estudos de segmentação que evidenciem a complexidade desse público. Nesse caso, o corte etário se tornou raso e não possibilita o entendimento dos diversos hábitos de consumo de um grupo tão diverso, composto por uma gama de pessoas que já representam 13,5% da população brasileira em 2018 segundo o IBGE.

Considerar o idoso como um consumidor médio, que já se aposentou, que está ultrapassado, avesso à tecnologia, sem vida social e com saúde debilitada, excluiria muita gente que hoje está acessando as redes sociais, em plena atividade profissional e que está envelhecendo de forma diferente de outras gerações. Tal postura, além de leviana é preconceituosa, pois leva em conta certos estereótipos da velhice, que ainda estão arraigados em nossa sociedade.

Como caminho, há luz do fim do túnel e a tecnologia é ferramenta fundamental na construção da segmentação mais especializada. Com o cruzamento de informações dos consumidores em modelos de múltiplas variáveis, é possível mapear estilos de viver e de consumir, que possibilitam segmentar os mais diversos grupos de maneira mais granular, considerando características diferenciadas e não somente o comportamento representado pela média.

 

*ROSE, Todd. The End of Average: How We Succeed in a World That Values Sameness. New York: Harper One, 2016.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]