Anna Telles Vieland é fundadora do Coletivo Yama, que tem a proposta de ressignificar as relações laborais. E, para iniciar sua palestra sobre liderança consciente no CONAREC 2023, a profissional, que trabalhou durante 25 anos no segmento de tecnologia, trouxe dados alarmantes:
- 44% dos profissionais já pediram demissão por conta do mau relacionamento com um chefe ou colega de trabalho;
- 49% dos profissionais não acham que sua liderança imediata saberia o que fazer se conversassem com ela sobre um problema de saúde mental;
- 67% dos líderes afirmar trabalhar com uma pessoa emocionalmente desafiadora, com perfil manipulador, humor instável ou algum nível de agressividade;
- 36% das pessoas acreditam que uma das habilidades que tem faltado aos seus chefes nos últimos meses é apoio.
“O líder deve sustentar o bem-estar dos colaboradores, conduzir mais engajamento e produtividade, e reter talentos. Uma liderança consciente destaca, em suas ações, a relevância do cuidado com o ser humano, garantindo um espaço de trabalho seguro tanto física quanto psicologicamente”, afirma Anna Telles Vieland.
CONAREC 2023
Acompanhe a cobertura completa!
Os 5 pilares de adoção para uma liderança consciente
Para se implementar uma liderança consciente, a fundadora do Coletivo Yama lista 5 pilares de adoção. São eles:
- Presença: estar totalmente atento ao momento atual, resiliente e sem distrações;
- Clareza: ver as coisas como elas realmente são, sem se deixar afetar por preconceitos ou ilusões;
- Compaixão: se conecta diretamente ao entendimento de que possuímos uma humanidade compartilhada;
- Coragem: necessária para enfrentar desafios e tomar decisões difíceis, algumas vezes impopulares;
- Propósito: ter um objetivo claro e significativo ajuda a manter o foco e um senso de pertencimento a fim de motivar as pessoas em direção a uma meta positiva.
Por fim, a palestrante realizou uma dinâmica com a plateia! Ela propôs que os participantes formassem duplas e, por cinco minutos, um contasse sobre sua vida ao outro. Enquanto isso, o receptor da mensagem deveria ouvir atentamente a tudo que estava sendo falado sem julgamentos ou interrupções.
Na sequência, por mais cinco minutos, o receptor passaria a falar e o outro apenas escutar. Com o tempo esgotado, a dupla deveria trocar informações sobre tudo o que foi absorvido.
“A ideia é exercitar a escuta ativa, algo que estamos deixando de lado ultimamente nas nossas vidas devido à correria do dia a dia, seja no trabalho ou na vida pessoal. Essa foi a forma que encontrei de tornar o CONAREC 2023 um pouco mais interativo para que possam entender, efetivamente, como é ser um líder consciente”, finaliza Anna Telles Vieland.
+ NOTÍCIAS
D2C, D2A e D2X: formatos de interação com clientes de identidades fluidas
Como as forças do CX transformam?