Na última sexta-feira a redação do portal recebeu um email: ?Está com o nome sujo? Faça um novo CPF em apenas 6 horas por apenas R$ 50,00?. No email o remetente afirma que com o novo número do documento você poderá fazer ?empréstimos, financiamentos e etc. Suas dívidas ficam no CPF antigo e o novo você usa para o que quiser?. Existe, inclusive, um contato através do qual o consumidor pode obter mais informações: [email protected].
A obtenção de um segundo número de CPF é ilegal e a ?alegria? pode durar pouco, uma vez que, cruzando os dados do seu RG, existirão divergências. O nono item que consta no portal da Receita Federal deixa isso bem claro:
9. É possível fazer a inscrição mais de uma vez, para ter mais de um número de CPF ou trocar o número antigo?
Não. A inscrição só pode ser feita uma vez e não é permitido trocar o número do CPF.
A Justiça Federal atenta para o fato de que cabe o cancelamento de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o fornecimento de novo número diante de fraude praticada por terceiros com o documento do titular.
Existe um site de resposta onde as pessoas comentam e perguntam sobre como obter um novo número de CPF abertamente. Em uma das respostas a pessoa ainda explica que:
Esse CPF que te venderam é de um homônimo seu. O que na realidade é feito é que esse CPF é cadastrado no Serasa e no SPC com seus dados na receita federal. Quando você consulta pelo número vai estar cadastrado sim, mais com o nome de alguém com o mesmo nome que você, nada além disso.
O CPF é um banco de dados gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, que armazena informações cadastrais de contribuintes. Ou seja, você pode adquirir um ?número novo? do Cadastro de Pessoa Física, mas o seu RG consta no banco de dados da receita. Além disso, a atitude ?esperta? de sua parte pode lesar o proprietário real do número do documento que você adquiriu indevidamente.
Por tanto, não acredite quando alguém disser que pode conseguir um novo número de CPF para você. Em vez disso, procure ajuda para quitar suas dívidas e recuperar seu crédito na praça. Lembre-se, a atitude mais fácil pode prejudicar uma terceira pessoa.
Com informações dos portais Receita Federal e Justiça Federal.
Leia mais:
Educação financeira e a incessante tentativa de ensinar
10 dicas de consumo consciente contra o endividamento
10 passos para manter o nome limpo