/
/
Novo mecanismo da OpenAI pode transformar a busca online

Novo mecanismo da OpenAI pode transformar a busca online

Hoje, o Google domina o cenário de pesquisas, mas novo GPT tem o potencial de gerar resultados mais precisos e personalizados por meio de IA.

Atualmente, o Google domina o cenário pesquisas online, mas em resposta a isso, a OpenAI está testando um novo mecanismo de pesquisa que combina a potência dos modelos de Inteligência Artificial (IA) generativa com informações atualizadas da web. Trata-se do SearchGPT, que promete uma experiência de usuário mais personalizada.

Perguntas e respostas

O sistema permite que os usuários façam perguntas e recebam respostas imediatas com informações em tempo real da web. Além disso, é possível fazer perguntas complementares, mantendo o contexto da conversa. Isso facilita a obtenção de informações detalhadas sem a necessidade de reformular perguntas ou iniciar novas buscas. A experiência promete ser mais fluida e intuitiva, similar a uma conversa com uma pessoa real.

Atualmente, o SearchGPT está em fase de testes, disponível apenas para um grupo limitado de usuários e editores. A OpenAI está recolhendo feedbacks para aprimorar o sistema antes de um lançamento mais amplo.

Além disso, a OpenAI está empenhada em colaborar com editores e criadores de conteúdo para fomentar um ecossistema vibrante. A empresa espera que o SearchGPT ajude os usuários a descobrir novos sites e conteúdos, destacando material de alta qualidade. Essa abordagem visa enriquecer a experiência de busca e proporcionar mais visibilidade aos criadores de conteúdo, que há décadas dependem da pesquisa para alcançar seu público.

Contexto das buscas

A introdução de Inteligência Artificial nos mecanismos de busca representa uma transformação na maneira como interagimos com a informação. A competição entre Microsoft, Google e outras empresas está acelerando o desenvolvimento de tecnologias que compreendem o conteúdo da web, interpretam e sintetizam informações para fornecer respostas cada vez mais relevantes.

Vale ressaltar que em 2023, a Microsoft deu um passo audacioso ao integrar IA generativa em seu mecanismo de busca, lançando uma versão aprimorada do Bing com tecnologia de IA. Essa inovação foi impulsionada pelos grandes modelos de linguagem desenvolvidos pela OpenAI, parceria que trouxe uma nova dinâmica para a experiência de busca dos usuários. Conhecida como Bing AI, foi renomeada para Copilot.

Com a Microsoft abrindo caminho, outras gigantes da tecnologia rapidamente seguiram o exemplo. O Google introduziu as “AI Overviews”, funcionalidade que fornece resumos de artigos gerados por IA. Estes resumos são frequentemente exibidos no topo dos resultados de notícias. O SearchGPT da OpenAI parece mais semelhante à abordagem da Perplexity, onde o chatbot fornece uma lista de links relevantes e o usuário pode fazer perguntas de acompanhamento.

*Foto: Tada Images / Shutterstock.com.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]