Pesquisar
Close this search box.
/
/
A nova jornada de compra de gift cards no turismo

A nova jornada de compra de gift cards no turismo

Solução vem fazendo sucesso entre quem quer presentear ou aproveitar as férias

No final de 2022, o Airbnb, a maior plataforma de hospedagens do mundo, trouxe ao Brasil seus gift cards. Em parceria com a Blackhawk Network Brasil, líder global no segmento, os cartões, que dão créditos para as estadias e experiências oferecidas pelo Airbnb, chegaram a e-commerces e marketplaces de bancos, como Inter e Carrefour.

A empresa não foi a primeira do setor de turismo a oferecer gift cards em novas jornadas de consumo para quem quer presentear. O Beto Carrero, também em parceria com a Blackhawk Brasil, já oferece desde 2021 soluções do tipo, que estão disponíveis em formatos digitais e físicos e permitem o acesso ao parque.

As vendas dos gift cards do Beto Carrero, por exemplo, cresceram 798% ano passado, com mais de 6 mil cartões-presente comercializados. No caso do Airbnb, o Brasil já é o 16º país a receber a inovação, que permite que a empresa se aproxime de novos consumidores, que podem encontrar a marca em jornadas inéditas, ao mesmo tempo em que transforma seus serviços em uma nova forma de presentear.

“O gift card é uma forma de tangibilizar essas experiências de viagem, transformando-as em um ótimo presente”, explica Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk Network Brasil.

“É complexo presentear alguém com uma viagem, mas, com os cartões, você pode oferecer créditos que permitem que o próprio presenteado decida quando, como e para onde viajar, ao mesmo tempo em fica clara a sua intenção na escolha do presente”, completa.

Os cartões-presente do Beto Carrero fizeram muito sucesso no Dia das Crianças. Eles estão disponíveis em grandes redes varejistas do sul do país, como a Angeloni, mas também se encontram em e-commerces e marketplaces com abrangência nacional.

A solução é uma forte aliada da adaptação da empresa a um novo mercado, mais omnicanal, que a pandemia ajudou a impulsionar.

“Em datas especiais, o cartão é uma forma de garantir o presente da criança, ainda que a ida ao parque não possa acontecer naquele mesmo dia. O pequeno recebe o cartão, que proporciona toda a emoção do momento, e, com um pouco mais de planejamento, a família pode depois levá-lo ao Beto Carrero World, em mais uma experiência mágica”, conta Gabriel Mello.

O mercado corporativo também é uma frente promissora para os gift cards de turismo. Dados dos EUA, onde os cartões são mais consolidados, revelam que 69% dos trabalhadores gostariam de ganhar cartões-presente como recompensas de seu empregador.

“Os cartões de turismo, por seu ticket médio e pelo apreço que muitos têm por viagens, são boas opções para empresas que buscam novas formas de recompensar e incentivar seus funcionários”, analisa.

Presente em 26 países, onde atua com parceiros como o próprio Airbnb e outras gigantes, como Royal Caribbean e American Airlines, a Blackhawk Network avalia que o turismo é um segmento de gift cards com muito potencial de crescimento no Brasil.

Segundo dados da Visa, 53% dos viajantes da América Latina pré-estabelecem o orçamento de sua viagem, e 39% das despesas são pagas antes do passeio começar.

A performance dos gift cards no pós-férias

Segundo Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk Network Brasil, os gift cards são uma ótima solução de pagamento para o setor de turismo em qualquer momento do ano.

Afinal, eles foram desenvolvidos para transformar as viagens em boas opções de presente e levam as marcas a diferentes jornadas de compra, que vão dos supermercados aos bancos digitais.

Isso melhora a experiência do usuário, que ganha mais facilidades e liberdade na hora de presentear, quanto de quem recebe, que pode escolher a melhor forma de usar os créditos, além de aproximar marcas e compradores, ao atrair novos consumidores e criar relações entre a marca e seus clientes.

“Muita gente usa os serviços de uma marca pela primeira vez depois de receber um gift card dela, e muitos clientes fiéis acham incrível poder presentear com uma marca que já conhecem. Além disso, os cartões-presente podem ser grandes aliados na chamada “baixa temporada”: os turistas podem comprar os cartões durante o planejamento da viagem, ou ganhá-los em aniversários e outras datas comemorativas, e usá-los no período que melhor se encaixar nas suas agendas”, detalha Gabriel Mello.

Nesse movimento, a empresa garante vendas na baixa temporada e, quando o consumidor resgata os créditos do cartão-presente, ela ganha mais, pois sabe-se que 98% dos consumidores gastam mais que o valor do gift card na hora de resgatá-lo.

Por serem comercializados durante todo o ano, é uma estratégia de longo prazo, não apenas sazonal. Isso porque a solução traz vantagens que são importantes para as empresas em qualquer momento do ano: facilidades de consumo, atração de clientes e fidelização.

A experiência do usuário em destaque

O trabalho da Blackhawk Network Brasil é aproximar e conectar marcas com consumidores. Por isso, a empresa pensa sempre em experiências de consumo que se integrem com jornadas de compra que já fazem parte do dia a dia do consumidor.

Basicamente, quem deseja o cartão-presente pode encontrar diversas opções do portfólio em e-commerces, varejos, supermercados e até marketplaces de bancos digitais.

De posse do cartão, seja ele físico ou digital, o cliente ganha acesso a um código que permite o resgate do valor na forma de créditos na empresa escolhida.

No caso do Airbnb, por exemplo, a plataforma tem uma interface acessível e fácil de usar, onde basta inserir o código para liberar o valor do cartão na conta do aplicativo. A partir daí, o consumidor está totalmente livre para gastar esses créditos como quiser. Aí está outra grande vantagem do cartão-presente: quem o recebe pode escolher livremente como gastá-lo

Uma nova jornada de compra no turismo

Os gift cards tangibilizam as viagens, isto é, traduzem a experiência em um produto, deixando clara a intenção de quem presenteia, mas permitindo que o presenteado decida para onde e quando viajar, o que as transforma em ótimas opções de presente e insere o turismo nessa experiência de consumo.

“Eles levam o mercado de turismo para jornadas de compra totalmente inéditas, como apps de bancos e supermercados, por exemplo. Por isso são, sem dúvida, uma forma de compra inovadora no mercado de turismo e que agrada o comportamento do consumidor”, finaliza Gabriel Mello.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]