No final de 2022, o Airbnb, a maior plataforma de hospedagens do mundo, trouxe ao Brasil seus gift cards. Em parceria com a Blackhawk Network Brasil, líder global no segmento, os cartões, que dão créditos para as estadias e experiências oferecidas pelo Airbnb, chegaram a e-commerces e marketplaces de bancos, como Inter e Carrefour.
A empresa não foi a primeira do setor de turismo a oferecer gift cards em novas jornadas de consumo para quem quer presentear. O Beto Carrero, também em parceria com a Blackhawk Brasil, já oferece desde 2021 soluções do tipo, que estão disponíveis em formatos digitais e físicos e permitem o acesso ao parque.
As vendas dos gift cards do Beto Carrero, por exemplo, cresceram 798% ano passado, com mais de 6 mil cartões-presente comercializados. No caso do Airbnb, o Brasil já é o 16º país a receber a inovação, que permite que a empresa se aproxime de novos consumidores, que podem encontrar a marca em jornadas inéditas, ao mesmo tempo em que transforma seus serviços em uma nova forma de presentear.
“O gift card é uma forma de tangibilizar essas experiências de viagem, transformando-as em um ótimo presente”, explica Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk Network Brasil.
“É complexo presentear alguém com uma viagem, mas, com os cartões, você pode oferecer créditos que permitem que o próprio presenteado decida quando, como e para onde viajar, ao mesmo tempo em fica clara a sua intenção na escolha do presente”, completa.
Os cartões-presente do Beto Carrero fizeram muito sucesso no Dia das Crianças. Eles estão disponíveis em grandes redes varejistas do sul do país, como a Angeloni, mas também se encontram em e-commerces e marketplaces com abrangência nacional.
A solução é uma forte aliada da adaptação da empresa a um novo mercado, mais omnicanal, que a pandemia ajudou a impulsionar.
“Em datas especiais, o cartão é uma forma de garantir o presente da criança, ainda que a ida ao parque não possa acontecer naquele mesmo dia. O pequeno recebe o cartão, que proporciona toda a emoção do momento, e, com um pouco mais de planejamento, a família pode depois levá-lo ao Beto Carrero World, em mais uma experiência mágica”, conta Gabriel Mello.
O mercado corporativo também é uma frente promissora para os gift cards de turismo. Dados dos EUA, onde os cartões são mais consolidados, revelam que 69% dos trabalhadores gostariam de ganhar cartões-presente como recompensas de seu empregador.
“Os cartões de turismo, por seu ticket médio e pelo apreço que muitos têm por viagens, são boas opções para empresas que buscam novas formas de recompensar e incentivar seus funcionários”, analisa.
Presente em 26 países, onde atua com parceiros como o próprio Airbnb e outras gigantes, como Royal Caribbean e American Airlines, a Blackhawk Network avalia que o turismo é um segmento de gift cards com muito potencial de crescimento no Brasil.
Segundo dados da Visa, 53% dos viajantes da América Latina pré-estabelecem o orçamento de sua viagem, e 39% das despesas são pagas antes do passeio começar.
A performance dos gift cards no pós-férias
Segundo Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk Network Brasil, os gift cards são uma ótima solução de pagamento para o setor de turismo em qualquer momento do ano.
Afinal, eles foram desenvolvidos para transformar as viagens em boas opções de presente e levam as marcas a diferentes jornadas de compra, que vão dos supermercados aos bancos digitais.
Isso melhora a experiência do usuário, que ganha mais facilidades e liberdade na hora de presentear, quanto de quem recebe, que pode escolher a melhor forma de usar os créditos, além de aproximar marcas e compradores, ao atrair novos consumidores e criar relações entre a marca e seus clientes.
“Muita gente usa os serviços de uma marca pela primeira vez depois de receber um gift card dela, e muitos clientes fiéis acham incrível poder presentear com uma marca que já conhecem. Além disso, os cartões-presente podem ser grandes aliados na chamada “baixa temporada”: os turistas podem comprar os cartões durante o planejamento da viagem, ou ganhá-los em aniversários e outras datas comemorativas, e usá-los no período que melhor se encaixar nas suas agendas”, detalha Gabriel Mello.
Nesse movimento, a empresa garante vendas na baixa temporada e, quando o consumidor resgata os créditos do cartão-presente, ela ganha mais, pois sabe-se que 98% dos consumidores gastam mais que o valor do gift card na hora de resgatá-lo.
Por serem comercializados durante todo o ano, é uma estratégia de longo prazo, não apenas sazonal. Isso porque a solução traz vantagens que são importantes para as empresas em qualquer momento do ano: facilidades de consumo, atração de clientes e fidelização.
A experiência do usuário em destaque
O trabalho da Blackhawk Network Brasil é aproximar e conectar marcas com consumidores. Por isso, a empresa pensa sempre em experiências de consumo que se integrem com jornadas de compra que já fazem parte do dia a dia do consumidor.
Basicamente, quem deseja o cartão-presente pode encontrar diversas opções do portfólio em e-commerces, varejos, supermercados e até marketplaces de bancos digitais.
De posse do cartão, seja ele físico ou digital, o cliente ganha acesso a um código que permite o resgate do valor na forma de créditos na empresa escolhida.
No caso do Airbnb, por exemplo, a plataforma tem uma interface acessível e fácil de usar, onde basta inserir o código para liberar o valor do cartão na conta do aplicativo. A partir daí, o consumidor está totalmente livre para gastar esses créditos como quiser. Aí está outra grande vantagem do cartão-presente: quem o recebe pode escolher livremente como gastá-lo
Uma nova jornada de compra no turismo
Os gift cards tangibilizam as viagens, isto é, traduzem a experiência em um produto, deixando clara a intenção de quem presenteia, mas permitindo que o presenteado decida para onde e quando viajar, o que as transforma em ótimas opções de presente e insere o turismo nessa experiência de consumo.
“Eles levam o mercado de turismo para jornadas de compra totalmente inéditas, como apps de bancos e supermercados, por exemplo. Por isso são, sem dúvida, uma forma de compra inovadora no mercado de turismo e que agrada o comportamento do consumidor”, finaliza Gabriel Mello.