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Por que consumidores estão cancelando a Netflix?

Por que consumidores estão cancelando a Netflix?

Muitos assinantes nos EUA estão cancelando seus planos na Netflix; entenda os desafios do mercado de streaming e o que está em jogo

A Netflix perdeu assinantes no 1º e 2º trimestre de 2022. Nos EUA, por exemplo, mais adultos norteamericanos cancelaram a Netflix até agora este ano do que qualquer outro serviço de TV ou vídeo por assinatura (6,2%).

Os dados são de um relatório de agosto de 2022 do Big Village intitulado “The Pulse: The Best Streaming Service”. Uma amostra de 1.000 adultos americanos com mais de 18 anos por meio de uma pesquisa online.

Outro dado: cerca de 19% dos assinantes de streaming já cancelaram três ou mais assinaturas nos últimos dois anos. Essa informação é da empresa de medição de assinantes Antena. Segundo o levantamento, é uma alta de 6%. Nos EUA há dois anos essa taxa era de 4,05%.

Outros levantamentos apontam que a Netflix perdeu perto de 1 milhão de clientes no último trimestre.

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Mas o que está por trás desses cancelamentos?

Uma queixa antiga de muitos assinantes da Netflix é a velocidade com que a plataforma retira do ar séries e filmes de seu catálogo. Por outro lado, a resposta da Netflix veio com a criação em 2020 de uma espécie de guia, que mostra as futuras estreias da plataforma. Essa solução busca fisgar os clientes para novidades e fazer com que eles continuem pagando pelo serviço.

Mas vale lembrar que outros fatores também estão influenciando nesses cancelamentos: a volta ao lazer presencial, inflação, excesso de telas, e concorrência entre planos e plataformas disponíveis.

Umas das saídas encontradas pela Netflix foi o lançamento de um plano mais barato e suportado por anúncios.

Leia mais:  Cinco pontos-chave sobre o futuro da produção de vídeo e seu consumo

Contudo, parece que os serviços de streaming estão passando por uma crise que é normal no mundo dos negócios: concorrência e conseguir boas novidades.

Por exemplo, executivos da Warner Bros Discovery afirmaram em sites especializados que “ter uma ampla seleção de conteúdo é importante para diminuir o cancelamento de assinantes”.

Ou seja, os desafios são muitos e não é somente preço que segura um cliente. A renovação e ampliação de ofertas é um bom ponto em streaming, mas, devemos entender que os consumidores hoje estão priorizando gastos também.

Enfim, quem sabe no futuro não veremos um marketplace dessas plataformas reunindo diversos players em um só serviço com preço acessível? Ou então, uma grande pulverização de gêneros e públicos em diversos pacotes menores dentro dessas plataformas, ainda mais baratos e repletos de anúncios?


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