A Nestlé lançou a NesVerso, plataforma de treinamento gamificada para capacitar colaboradores das fábricas da companhia no País. A ferramenta aposta em Realidade Virtual e Inteligência Artificial para simular o ambiente industrial com o objetivo de adaptar os desafios de aprendizado de forma personalizada, de acordo com o desempenho de cada colaborador.
Com a solução, a Nestlé procura tornar o treinamento mais eficaz e alinhado às competências exigidas pela organização. Dessa forma, a NesVerso complementa o modelo tradicional de treinamento em sala de aula.
“A Nestlé vem investindo em inovação e tecnologias de ponta em suas operações há mais de 10 anos, aprimorando processos de controle com o uso de Inteligência Artificial, sempre com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade dos produtos e atender às preferências dos consumidores”, afirma Marco Guimarães, vice-presidente da área técnica da Nestlé Brasil. “Atualmente, mais de 400 linhas de produção no Brasil contam com algum nível de conectividade, possibilitando o monitoramento em tempo real de diversos parâmetros para identificar rapidamente qualquer anomalia.”
Por dentro da NesVerso
A iniciativa nasceu a partir de sugestões dos próprios colaboradores da Nestlé. A NesVerso se trata de uma experiência imersiva de aprendizagem interativa. Conta com uma linguagem própria, com o objetivo de criar um multiverso da marca. A plataforma oferece conteúdos teóricos e práticos, além de videoaulas, jogos e quizzes. As equipes podem navegar entre esses conteúdos de forma individual ou coletiva, com NPCs e chatbots apoiando a jornada com orientações.
Para navegar na NesVerso, cada funcionário pode criar o seu próprio avatar para percorrer as trilhas de conhecimento. Além do mais, trata-se de um treinamento personalizado. De forma que, caso um colaborador não consiga avançar de fase ou etapa, a ferramenta, com recursos de IA, é capaz de identificar as áreas mais desafiadoras para o funcionário e propor novas atividades específicas para ele.
Acesso na NesVerso
Com essa multiplicidade de formatos, a NesVerso pode ser acessada por meio de diferentes plataformas, como tablets, smartphones, smart TVs, óculos de Realidade Virtual e desktops. Além disso, oferece tradução simultânea em Libras.
O primeiro treinamento disponível na plataforma da NesVerso é o de Manutenção Autônoma. No entanto, a empresa afirma que novos módulos serão disponibilizados nos próximos meses, incluindo treinamentos com temas de Segurança e Qualidade.
O lançamento da NesVerso aconteceu na unidade fabril da Nestlé de Caçapava, no interior de São Paulo. A solução será implementada gradualmente nas unidades de Araras e São José do Rio Pardo, com a meta de que todas as fábricas da empresa no Brasil contem com a plataforma até 2026.
IACX 2025
A Inteligência Artificial está transformando a maneira como empresas e marcas se conectam com seus consumidores. No IACX, seminário realizado pela Consumidor Moderno e pelo Grupo Padrão, lideranças compartilharão estratégias e desafios para colocar essa tecnologia revolucionária em prática.
O evento será realizado no dia 6 de maio e terá transmissão online. Inscreva-se já e não fique de fora do futuro do CX!
*Foto: JHVEPhoto / Shutterstock.com.