/
/
Natura aproveita musicalidade do TikTok para amplificar plataforma cultural

Natura aproveita musicalidade do TikTok para amplificar plataforma cultural

Mais que comunicar, marca interage com consumidor com produto de suas ações de impacto social, com a Natura Musical

Está todo mundo de olho no TikTok. Um dos apps mais baixados do mundo e rede social repleta de millennials e Geração Z, ele cresce guiado pelos seus distintivos vídeos curtos e editáveis geralmente embalados pelas últimas tendências musicais. O TikTok é uma nova forma de expressão na qual ostentação e ativismo político não parecem ser as principais justificativas mais prioritárias de uso. Nele, o mundo é mais leve e a interatividade se dá recheada por funções de costura e dueto. Marca mais icônica e amada da América Latina, a Natura tem explorado essa particularidade da rede a sua maneira.

“O grande sucesso do TikTok são as pessoas e a Natura tem paixão pelas relações, faz parte da nossa essência. Nesse sentido, nossa estratégia de comunicação tem cada vez mais a intenção de cocriar e ampliar o espaço para troca e escuta através de pessoas com diferentes vivências e realidades. Queremos falar de nossas causas e marcas em um contexto cultural vigente e nativo, mas sempre com o olhar voltado para o nosso propósito, que é a geração de impacto social positivo. E cada uma das plataformas de conteúdos e redes sociais têm um potencial para contribuir com estes objetivos”, afirma Carlos Pitchu, vice-presidente de mídia, conteúdo e comunicação de Natura.

E de fato cada rede social têm um potencial para a Natura. Em seu Twitter, a Nat Natura mostra celulites e estrias em foto na praia, fala sobre sustentabilidade e outros temas relevantes para o bem-estar social e ambiental. No TikTok, campanhas como a do mês passado para comemorar o mês do orgulho LGBTQIA+ são arena para desafios com influenciadores.

O case da marca de cosméticos no TikTok é uma rica fonte de insights para quem estiver nos primeiros passos na elaboração de um perfil corporativo no TikTok também por conta do exemplo de convergência entre falar e fazer. Mais do que comunicação, a Natura faz do TikTok uma vitrine de sua ação, o que deve contribuir para o engajamento de seguidores. A marca usa a rede social para amplificar o Natura Musical, plataforma de cultura da marca que desde 2005 investe e patrocina projetos artísticos e impacto social positivo.

Ação, comunicação e engajamento

Em seu TikTok, todo mês a Natura disponibiliza uma nova canção de artistas patrocinados pela Natura Musical. Deise, música do rapper Rico Dalasam, foi a primeira escolhida no lançamento da editoria. Criadores de conteúdo do TikTok como Grag Queen, Maria Paula Marques, MC Nau e Murilo Lorran foram convidados a reinterpretar a música e o tema #DiaDeVencer, criando um painel plural de conteúdos.

Em apenas um dia, a ação da Natura impactou mais de 21 milhões de usuários, chegando a 24 milhões de impressões e atraindo mais de 71 mil novos seguidores para o perfil da Natura no TikTok. A ação do Natura Musical está no começo e só mostra a ponta do ice berg. A dimensão da plataforma é capaz de mostrar muito mais artistas e projetos, já que desde 2005 ela já investiu R$ 174,5 milhões em mais de 518 projetos que contribuem para o enriquecimento cultural País. Só em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos nacionais e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências.

Além disso, a consolidação da Natural musical na rede social musicalizada realça a clareza que a marca já dá a sua missão e valores e suas mensagens consistentes.

TikTok, a bola da vez

Desde o começo deste ano, diversas marcas brasileiras têm experimentado e descoberto o poder desta rede social para o compartilhamento de valores e emoções com os consumidores. Conhecidas pela forte conexão com os consumidores, Netflix e a Apple foram as primeiras a usar a rede para focar no público brasileiro. No Dia das Mães, a Riachuelo foi a primeira varejista a investir em uma campanha com desafio de hashtag. No mês passado, foi a vez da Samsung. No começo deste mês, a BMW se tornou a primeira montadora a lançar um modelo pela rede.

No caso da Natura, a estreia também é recente. A marca entrou para a rede social no Dia das Mães, com a campanha #CuideDeQuemCuida, na qual convidou influenciadores para criar conteúdos como quisessem sob a ideia de inversão de cuidados. Os resultados foram expressivos: o vídeo alcançou mais de 61 milhões de visualizações nas plataformas, 50% acima da média em comparação com outras campanhas da marca.

 


+ Notícias

Tons, subtons e a maquiagem que é a cara do futuro

Millennials e Geração Z do Brasil estão estressados, ansiosos e preocupados

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]