Está todo mundo de olho no TikTok. Um dos apps mais baixados do mundo e rede social repleta de millennials e Geração Z, ele cresce guiado pelos seus distintivos vídeos curtos e editáveis geralmente embalados pelas últimas tendências musicais. O TikTok é uma nova forma de expressão na qual ostentação e ativismo político não parecem ser as principais justificativas mais prioritárias de uso. Nele, o mundo é mais leve e a interatividade se dá recheada por funções de costura e dueto. Marca mais icônica e amada da América Latina, a Natura tem explorado essa particularidade da rede a sua maneira.
“O grande sucesso do TikTok são as pessoas e a Natura tem paixão pelas relações, faz parte da nossa essência. Nesse sentido, nossa estratégia de comunicação tem cada vez mais a intenção de cocriar e ampliar o espaço para troca e escuta através de pessoas com diferentes vivências e realidades. Queremos falar de nossas causas e marcas em um contexto cultural vigente e nativo, mas sempre com o olhar voltado para o nosso propósito, que é a geração de impacto social positivo. E cada uma das plataformas de conteúdos e redes sociais têm um potencial para contribuir com estes objetivos”, afirma Carlos Pitchu, vice-presidente de mídia, conteúdo e comunicação de Natura.
E de fato cada rede social têm um potencial para a Natura. Em seu Twitter, a Nat Natura mostra celulites e estrias em foto na praia, fala sobre sustentabilidade e outros temas relevantes para o bem-estar social e ambiental. No TikTok, campanhas como a do mês passado para comemorar o mês do orgulho LGBTQIA+ são arena para desafios com influenciadores.
O case da marca de cosméticos no TikTok é uma rica fonte de insights para quem estiver nos primeiros passos na elaboração de um perfil corporativo no TikTok também por conta do exemplo de convergência entre falar e fazer. Mais do que comunicação, a Natura faz do TikTok uma vitrine de sua ação, o que deve contribuir para o engajamento de seguidores. A marca usa a rede social para amplificar o Natura Musical, plataforma de cultura da marca que desde 2005 investe e patrocina projetos artísticos e impacto social positivo.
Ação, comunicação e engajamento
Em seu TikTok, todo mês a Natura disponibiliza uma nova canção de artistas patrocinados pela Natura Musical. Deise, música do rapper Rico Dalasam, foi a primeira escolhida no lançamento da editoria. Criadores de conteúdo do TikTok como Grag Queen, Maria Paula Marques, MC Nau e Murilo Lorran foram convidados a reinterpretar a música e o tema #DiaDeVencer, criando um painel plural de conteúdos.
Em apenas um dia, a ação da Natura impactou mais de 21 milhões de usuários, chegando a 24 milhões de impressões e atraindo mais de 71 mil novos seguidores para o perfil da Natura no TikTok. A ação do Natura Musical está no começo e só mostra a ponta do ice berg. A dimensão da plataforma é capaz de mostrar muito mais artistas e projetos, já que desde 2005 ela já investiu R$ 174,5 milhões em mais de 518 projetos que contribuem para o enriquecimento cultural País. Só em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos nacionais e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências.
Além disso, a consolidação da Natural musical na rede social musicalizada realça a clareza que a marca já dá a sua missão e valores e suas mensagens consistentes.
TikTok, a bola da vez
Desde o começo deste ano, diversas marcas brasileiras têm experimentado e descoberto o poder desta rede social para o compartilhamento de valores e emoções com os consumidores. Conhecidas pela forte conexão com os consumidores, Netflix e a Apple foram as primeiras a usar a rede para focar no público brasileiro. No Dia das Mães, a Riachuelo foi a primeira varejista a investir em uma campanha com desafio de hashtag. No mês passado, foi a vez da Samsung. No começo deste mês, a BMW se tornou a primeira montadora a lançar um modelo pela rede.
No caso da Natura, a estreia também é recente. A marca entrou para a rede social no Dia das Mães, com a campanha #CuideDeQuemCuida, na qual convidou influenciadores para criar conteúdos como quisessem sob a ideia de inversão de cuidados. Os resultados foram expressivos: o vídeo alcançou mais de 61 milhões de visualizações nas plataformas, 50% acima da média em comparação com outras campanhas da marca.
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