Apesar das expectativas menos otimistas para o varejo em geral, o e-commerce nacional deve apresentar números expressivos neste Natal. A consultoria E-bit estima um faturamento de R$ 5,2 bilhões no setor, aumento de 21% em relação a 2013, quando as vendas movimentaram R$ 4,3 bilhões.
No ano passado, foram 10 milhões de pessoas comprando. E é justamente este o problema: números tão expressivos acabam sobrecarregando os sistemas das lojas virtuais. Nestes períodos de pico de vendas, o e-commerce nacional ainda sofre para manter o site funcionando o tempo todo e não deixar nenhum consumidor na mão.
Na Black Friday deste ano, por exemplo, o número de reclamações foi 5,5% maior que na mesma data de 2013. Segundo a Mundipagg, empresa especializada no processamento das compras na Internet que atende mais de mil lojas no País, muitas empresas de varejo encontram esse tipo de dificuldade na hora de realizar transações porque seus sistemas são ineficientes.
Para tentar melhorar estas taxas de conversão, desenvolveu uma tecnologia que avalia o desempenho e tempo de resposta de cada operadora de cartão de crédito. Se estiver demorando mais que o esperado, ela automaticamente muda de operadora. A Mundipagg oferece ainda o serviço de retentativa automática de transações não aprovadas.
A fundadora da empresa de tecnologia, Verena Stukart, informou em nota que dobrou a capacidade de processamento para atender esta época do ano. Segundo Verena, a Mundipagg atinge uma taxa média de conversão de 85%, sendo responsável pelo processamento de mais de 25% das vendas do comércio eletrônico do Brasil.
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