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Não tenha vergonha de ser pequeno

Não tenha vergonha de ser pequeno

O microempreendedor do e-commerce que mal começou e já pensa que é a Netshoes vai ter problemas

Um problema que percebo ser recorrente entre os micro e pequenos empreendedores que estão começando ou que querem começar uma loja virtual é o de iniciar seus negócios pensando que é a próxima Netshoes (mas podemos trocar este nome também para Submarino, Dafiti, ou qualquer outra gigante do mercado de e-commerce).

Na verdade, não vejo problema algum no MPE ter uma destas grandes empresas como guias para o crescimento de sua loja. Muito pelo contrário. Por trás destas grandes marcas, existem histórias interessantíssimas que podem inspirar aquele cara que está começando. O problema, na verdade, está em achar que é possível começar oferecendo a mesma quantidade de produtos que uma Dafiti ou Netshoes.

Um faturamento com mais de R$ 1 bilhão e aproximadamente 39 mil produtos cadastrados, como é o caso da Netshoes, só é conseguido depois de anos de trabalho e muito planejamento. Este é o maior erro dos empreendedores MPE?s: querer comparar o cenário atual de uma gigante do e-commerce com a loja virtual que estão recém começando. Não tenha vergonha de ser pequeno! Seja pequeno e sonhe grande!

Não adianta tentar agarrar o mundo com as pernas e querer atender todos os tipos de clientes que passarem pela sua loja virtual, oferecendo mais de mil produtos em seu e-commerce. Isso não só pode confundir o comprador, como também existe muito esforço no qual o micro e pequeno empreendedor terá em cadastrar e controlar um estoque de mil produtos. Além disso, um mix de produtos muito extenso ? para quem está começando ? pode dar prejuízo e, com o tempo, a quebra da empresa é quase certa.

É muito importante ter foco no começo da empreitada, saber exatamente quem é seu público-alvo e procurar atender o cliente de forma eficaz. Com um mix de produtos menor (porém com uma grade com todos os tamanhos e cores disponíveis), é possível concentrar sua energia em apresentar um produto bem cadastrado, com boas fotos e descrições. Além disso, com uma oferta de produtos mais enxuta, é possível se concentrar melhor no marketing digital da empresa e no atendimento ao cliente.

Por falar em atendimento ao cliente, o micro e pequeno e-commerce tem uma vantagem nesse aspecto. Quando a empresa está bem focada no nicho de mercado, é possível que a loja virtual (e o empreendedor por trás dela) consiga resolver o problema de um cliente (que está inserido em um mercado e em um nicho onde você atua) de forma eficaz.

A partir daí, pensar em crescimento é natural, mas precisa sempre de um bom planejamento. Atendendo bem o nicho de mercado onde a loja virtual atua, é possível crescer de forma escalonada e sustentável, expandindo para novos nichos, ou até mesmo projetando um número maior de vendas para o mesmo público que a loja virtual já atende.

Portanto, é possível começar pequeno e se tornar grande. Basta não trocar os pés pelas mãos e se planejar.

*Marcio Eugênio é especialista em e-commerce e fundador da D Loja Virtual

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