Pesquisar
Close this search box.
/
/
Não é sobre ‘se’, mas ‘como’ sua marca deve estar no TikTok

Não é sobre ‘se’, mas ‘como’ sua marca deve estar no TikTok

Inicialmente conhecida como a rede social das dancinhas, plataforma é hoje um dos canais mais promissores para o engajamento com o consumidor

Os vídeos curtos que conquistaram o coração da geração Z estão cada vez mais influentes entre diferentes públicos, evidenciando que a sua marca deve estar no TikTok.

Ao observar a popularidade do formato, a Reckitt – das marcas Veja, Vanish, Bom Ar, Harpic, Finish e Lysol, entre outras – desembarcou na rede social com o projeto Cada Casa Um Caso (@cadacasaumcaso).

Já com cerca de 30 vídeos no ar, o novo perfil tem o objetivo de dar dicas de limpeza, organização e tudo que possa facilitar a rotina em casa, sempre de uma maneira simplificada e bem-humorada para ajudar seus seguidores a simplificar as tarefas do dia a dia da casa.

De acordo com o DataReportal, o Brasil possui mais de 82 milhões de usuários com 18 anos ou mais na rede de vídeos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Indonésia. Na rede, quanto maior for a criatividade e a simplicidade, maiores são as chances das marcas no TikTok se aproximarem de seus consumidores. E é nisso que a Reckitt está apostando.

Focado nos cuidados com a casa e roupas, organização de ambientes e sustentabilidade, o Cada Casa Um Caso reúne mais de 700 conteúdos com dicas e informações para quem precisa de uma mão para facilitar o dia a dia em casa. Só nos últimos 12 meses, o portal recebeu mais de 1,9 milhão de novos visitantes.

A sua marca deve estar no TikTok:
é hora de fortalecer relacionamentos e se aproximar do consumidor

De acordo com Clarissa Millford, fundadora da Academia de TikTokers e da Remo Assessoria, a plataforma TikTok tem um alto poder no alcance orgânico. Por outro lado, muitas empresas querem postar conteúdos e divulgar seus produtos e serviços, mas nem todas possuem verba para fazer tráfego pago, ou não podem no momento correr o risco de redução de margem de lucro.

“O que defendemos e acreditamos é justamente esse poder que os vídeos curtos possuem de entrega gratuita e com poder de engajamento. As companhias que querem fortalecer sua marca e usar o TikTok como ferramenta estratégia devem pensar em conteúdos relevantes para seu público, adaptar a linguagem e buscar reter a atenção nos primeiros segundos de início do seu vídeo na plataforma”, esclarece a especialista.

Entretanto, em meio a tanto conteúdo, como manter a personalidade e identidade da marca nesse novo canal? Clarissa Millford acredita que o TikTok é a fonte de vídeos virais e que muitas tendências populares surgem por lá, porém, nem sempre se encaixam em todos os nichos.

“E é por isso que nem todas as trends e músicas em alta são garantia de viralização, porque elas precisam se comunicar com o público. Para manter sua identidade e seu posicionamento, recomendo que priorize o conteúdo do vídeo em primeiro lugar, use um bom gancho inicial, e adapte para a linguagem da plataforma”, aconselha.

A fim de demonstrar que o TikTok pode ser promissor para todos os segmentos, Clarissa Millford pontua que um de seus alunos vende produto físico com ticket médio de R$ 20 mil e usa a plataforma como ferramenta de venda.

“O grande segredo está na retenção da atenção do seu público através do gancho inicial: temos alunos advogados, médicos e nutricionistas que usam o TikTok business e não fazem nenhuma “dancinha” ou “modinha””, exemplifica a fundadora da Academia de TikTokers e da Remo Assessoria.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

O marketing do Magalu no TikTok

Pedro Alvim, gerente sênior de redes sociais e influência do Magalu, revela que, no TikTok, o foco da companhia está em product discovery, quando se fala em #BuscaNoMagalu, mesclando três pilares fundamentais:

  • Conteúdo orgânico always-engaged;
  • Estratégia de mídia paga;
  • Criadores de conteúdo.

O canal do Magalu na plataforma oferece conteúdos pensados exclusivamente para a audiência que está ali, com life hacks, dicas para facilitar a vida com produtos que são vendidos pelo SuperApp e vídeos criados em parceria com influenciadores consolidados.

A Lu também participa de challenges que viralizam entre os usuários da plataforma e utiliza muito o tema #BuscanoMagalu para responder sim ou não para a existência de certos itens à venda na companhia.
“Com objetivo de mostrar a diversidade de produtos disponíveis, selecionamos itens inusitados vendidos na plataforma, como uma lavadora de roupas portátil ou uma fita adesiva para tecidos, e mesclamos com dicas e soluções pro dia a dia, de forma bem-humorada, comenta Pedro Alvim.

E a rede social é tão importante para a empresa, que foi no TikTok que os fãs da Lu tiveram oportunidade de vê-la pela primeira vez de corpo inteiro em 3D, dançando, interagindo e participando de challenges.
De acordo com o executivo, não existe receita de bolo, mas o que o Magalu tem feito é trabalhar conteúdos que ajudam a construir os objetivos de marca e negócio, utilizando a personagem e criadora de conteúdo, Lu do Magalu.

“Além de autenticidade, estudamos e acompanhamos os movimentos sociais e culturais no Brasil, e fazemos uma leitura contente do contexto da nossa comunidade na plataforma. Como marca, o que buscamos com nossa atuação na plataforma é justamente traduzir nossos objetivos de negócio em conteúdos que nos permitam fazer parte da conversa”, conta o gerente sênior de redes sociais e influência do Magalu.

Já em relação aos influenciadores digitais, Pedro Alvim conta que os criadores de conteúdo da plataforma são essenciais na estratégia, enxergando-os como parceiros estratégicos com a cultura de cocriação. Ou seja: os criadores conseguem ajudar em diversas frentes de comunicação, não apenas com “publis” (conteúdos pagos por uma marca), mas como produtores e consultores criativos.

“O TikTok é uma boa oportunidade para se conectar com novas gerações e inclusive nos preocupamos com os conteúdos que geramos considerando isso. O que percebemos é que ele não exige que o canal tenha muitos seguidores para que seja bem-sucedido em termos de engajamento e visualizações”, frisa.

“O público da plataforma se interessa mais por conteúdos autênticos, sem uma super produção, sem um super equipamento, quando os conteúdos são produzidos de maneira nativa, cria mais conexão com as pessoas. Por último, é uma ferramenta que já oferece muitas opções de edição, como efeitos, transações, legendas, entre outras funcionalidades que nos ajudam a participar das trends e conversas”, completa Pedro Alvim.

Conheça o Mundo do CX

O setor imobiliário não fica de fora: o QuintoAndar está on!

Mais um sinal de que sua marca deve estar no TikTok é a versatilidade da plataforma para diversos segmentos, como o imobiliário.

Flávia Mussalem, diretora de marketing do QuintoAndar, afirma com exclusividade ao Consumidor Moderno que o que orienta a estratégia da empresa nas redes sociais é produzir conteúdo que seja relevante para as pessoas – sem uma preocupação em ser autocentrado, mas entendendo o que, a partir do interesse do público, ajuda a construir a marca.

Isso passa por estar onde as pessoas estão. E, como hoje o consumo de TikTok é enorme entre todas as faixas de idade, a companhia entende que é importante construir uma presença da marca na plataforma. Contudo, existem alguns obstáculos.

“O principal desafio é estabelecer um ponto comum do tom de marca com o tom do canal. O TikTok tem uma estética handmade e não é uma rede de imagens perfeitas, como era o Instagram no início. O QuintoAndar desenvolve conteúdo original para a plataforma, respeitando o que faz sentido para o público que consome. É um canal voltado para entretenimento e não faz sentido criar anúncios tradicionais. A identidade visual também ganha uma versão nova e a personalidade se mantém nos territórios da marca”, reforça a profissional.

Dessa forma, os criadores de conteúdo são o centro da estratégia da companhia no TikTok (praticamente 100% do conteúdo é cocriada com tiktokers nativos), pois trata-se de uma plataforma de creators.
Por fim, Flávia Mussalem, diretora de marketing do QuintoAndar, salienta que foi identificada uma possibilidade até então ainda inexplorada pelo setor imobiliário, que é justamente se conectar com um público mais jovem, mas que em determinado momento, também precisará se mudar, seja por conta da faculdade ou de um trabalho.

“Ao contrário do que se presume sobre o canal, mais de 40% do público que atingimos lá é de pessoas 35+. Devido à proporção que o TikTok ganhou no Brasil e no mundo, já é simplista supor que é uma rede de jovens e de dancinhas”, finaliza.



+ NOTÍCIAS
Quem é o consumidor de automóveis no Brasil?
Para Amazon, CX não é um custo e merece alto investimento

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]