Muitos filmes e livros futuristas já mostraram a realidade dos relacionamentos virtuais – não os de longa distância, mas sim, os namoros com robôs e hologramas. A modernidade ainda não nos possibilitou chegar nesse nível de tecnologia, mas com o ChatGPT e a Inteligência Artificial em alta, algo que já temos são os cadastros falsos em plataformas de namoro.
À medida que a tecnologia avança, os crimes também se atualizam. Dessa vez, uma prática que está virando moda entre os golpistas é a criação e interação de perfis gerados por IA em sites e aplicativos de relacionamento, conta Luis Corrons, especialista em segurança e pesquisador da Avast.
“Mas não se trata apenas de perfis falsos. Essa ferramenta pode envolver pessoas desavisadas nas conversas, burlar medidas de segurança e ocultar habilmente as suas atividades online. O que nos deixa mais preocupados é o uso do ChatGPT, para produzir conversas que parecem assustadoramente autênticas. Dada a sua dependência desta tecnologia de chat, apelidamos esta ferramenta de ‘LoveGPT’”, explica.
Como a IA atua nos sites de namoro
O “LoveGPT” foi integrado à OpenAI há alguns meses. Isso gerou a criação de uma voz humana que parece real, e confunde muitos desavisados. O recurso pode ser capaz de discutir seus filmes favoritos, demonstrar empatia com seus desafios diários e, até mesmo, compartilhar memórias fictícias que tocam o coração das pessoas, e o que mais assusta é que a ferramenta não utiliza apenas informações e dados coletados na internet: ela cria memórias, desenvolvendo conversas tão genuínas que mesmo as pessoas mais atentas podem ser enganadas.
A capacidade dessa tecnologia de se adaptar ao usuário que conversa com ela é de chocar qualquer um. Ela pode criar poemas em um aplicativo, enquanto é especialista em culinária em outro. “Então, embora a pessoa possa estar rindo de uma conversa engraçada, é importante sempre manter um pouco de desconfiança. E com o poder da IA, quem sabe onde ela aparecerá em seguida? Hoje estamos falando de aplicativos de namoro, amanhã pode ser aquele clube de livro online, no qual a pessoa acabou de ingressar”, continua Corrons.
Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Se você não quer correr o risco de ser “golpeado” por um robô enquanto procura o amor, os pesquisadores da Avast divulgaram uma lista de sites e aplicativos que descobriram ter sido alvo do LoveGPT:
• Ashley Madison
• Badoo
• Bumble
• Craigslist
• DuyenSo
• Facebook Dating
• likeyou.vn
• MeetMe
• OkCupid
• Plenty of Fish (POF)
• Tagged
• Tinder
• Zoosk
Como se proteger das fraudes em sites de namoro
Mesmo sendo difícil diferenciar a IA do LoveGPT de uma pessoa real, existem algumas medidas que os internautas podem tomar para evitar golpes, como fazer uma pesquisa reversa de imagens para verificar se a foto do perfil é roubada de outro lugar, caso a conversa estiver muito perfeita ou o perfil ser muito bom para ser verdade.
Ser emocionado é o grande erro de quem está nesses apps. Ao perceber que o outro lado está querendo saber coisas muito pessoais de sua vida ou informações sigilosas com pouco tempo de conversa, desconfie. Se você tiver quase certeza de que aquela pessoa conversando com você é real, mesmo assim, jamais compartilhe dados pessoais. Pode não ser um robô, mas uma pessoa mal intencionada.
“O cenário digital está em constante evolução e, à medida que as ferramentas como o LoveGPT se tornam mais sofisticadas, a linha entre a realidade e o engano continuará se confundindo. Mas, se nos mantermos informados e vigilantes, podemos navegar no mundo do namoro online com segurança. Lembre-se de que a conexão humana genuína é insubstituível e nenhum chatbot – não importa o quão avançado seja –, pode realmente replicar a profundidade da emoção humana”, finaliza Luis.