A cada 7 minutos um documento é assinado digitalmente no Brasil. Os dados são da Certisign plataforma destinada à formalização de todos os tipos de documentação no formato eletrônico. A adesão a essa nova maneira de assinar documentos é crescente, segundo a companhia.
De 2020 para 2021, a plataforma registrou um aumento de 77% no número de arquivos assinados digitalmente – com certificado ICP-Brasil. Este crescimento está muito relacionado ao novo comportamento da sociedade, que tem buscado na tecnologia a realizar diversos tipos de transação, incluindo a assinatura de documentos à distância.
De olho nesse cenário, a Certisign, fechou uma parceria focada em tecnologia para Customer Experience (CX) com a Mutant, pioneira na aplicação de Inteligência Artificial (IA) generativa para soluções para CX. A parceria inclui atendimento digital com autosserviço, por voz e texto, com uma jornada humanizada baseada em IA generativa para garantir fluidez no processo. Conta também com um time especializado para situações críticas que demandam solução humana.
Segundo a Certisign, tudo isso visa aumentar a satisfação de seus clientes. Além disso, a empresa espera atingir a melhora no Net Promoter Score (NPS), com uma projeção acima de 80%, e uma redução de custos em aproximadamente 30%. Para além do atendimento há uma previsão de crescimento de vendas superior a 50% como resultado dessa colaboração.
Para Marco Americo Deneszczuk Antonio, CEO da Certisign, a Mutant é uma parceira capaz de entregar exatamente o que a empresa busca: eficiência, agilidade e inteligência tecnológica. “Oferecemos experiências descomplicadas, com soluções integradas, facilitando a jornada do cliente e criando conexões confiáveis. E a Mutant é reconhecida por ser uma empresa moderna, com tecnologia de ponta e vasta experiência e, por isso, pode nos apoiar”.
Ominicanalidade para elevar o nível de interação
Sobre ominicanalidade, a Certisign explica que o cliente contará com a mesma experiência em todos os canais, como WhatsApp, voz e mídias sociais com analytics. Isso garantirá uma melhor experiência desde o primeiro contato, elevando o nível da interação. A atuação conjunta das empresas também traz escalabilidade baseada em eficiência, incluindo chatbots com Inteligência Artificial.
Segundo Carla Melhado, CEO da Mutant, a parceria com a Certisign representa um grande passo na transformação digital das empresas brasileiras. “Nosso compromisso é entregar soluções inovadoras que alavanquem a experiência do consumidor, utilizando o poder da IA para tornar os processos mais rápidos, eficientes e personalizados. Estamos entusiasmados com as perspectivas dessa colaboração”.
Vale mencionar que a Certisign realizou um estudo e observou que, em diversos segmentos, 70% das vendas e atendimentos já ocorrem de forma digital, com serviços disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interação humana. “Por isso temos a certeza de que estamos no caminho correto”, completa Marco Americo.
Com a digitalização avançada nas relações de consumo e clientes buscando experiências mais personalizadas, inclusive para assinaturas e serviços de certificação digital, a parceria com a Mutant permite que a Certisign não apenas melhore sua eficiência operacional, mas também ofereça uma experiência mais rica e segura.