Pesquisar
Close this search box.
/
/
Presidente da Multiplan vê ‘guerra de classes’ e setor público como ‘elite’

Presidente da Multiplan vê ‘guerra de classes’ e setor público como ‘elite’

José Peres, presidente da Multiplan, um dos maiores donos de shoppings do País, aponta Judiciário e crédito imobiliário como causas da crise no real estate

O empresário José Isaac Peres, presidente do Grupo Multiplan, dono do Barra Shopping, Morumbi Shopping, Shopping Vila Olímpia, Shopping Anália Franco e outros 16 empreendimentos pelo Brasil, afirmou que o Brasil vive uma guerra de classes entre funcionários públicos e o setor privado. O executivo participou de palestra junto a outros donos de shoppings centers neste mês, no qual questões políticas deram o tom do debate.

Segundo o executivo, o Brasil tem duas classes que estão se repelindo nesse momento “a elite, que são os funcionários públicos, e o restante, que somos nós. Minha esperança é que o país mude. Vivemos a disputa entre classes, que é setor público tratado de uma forma e o setor privado de forma muito pior”, afirmou Peres.

Confira a nova edição da revista NOVAREJO com tudo que acontece no setor

O executivo apontou o Judiciário como um dos culpados pela crise no setor imobiliário e criticou os programas de financiamento da casa própria que, segundo ele, aumentou a inadimplência no País.

“A construção civil quebrou e não foi por conta da recessão, mas por invenção do Judiciário, que resolveu legislar. A compra de uma casa equiparou-se a um bem de consumo, como uma geladeira. Se ele (cidadão) compra uma geladeira e não quer pagar, ele pega o dinheiro de volta, a mesma coisa na construção civil. Quando você faz um projeto imobiliário e vende, ganha 200, 300 por cento. Mas, hoje, o comprador tem o direito de, se comprar e se arrepender, pegar o dinheiro de volta”, afirmou Peres.

Os dados do Ministério das Cidades e do Programa Minha Casa, Minha Vida do primeiro semestre deste ano apontam, porém, que a situação de inadimplência entre as pessoas que recorrem à aquisição da casa própria via programa federal está bem abaixo da média nacional de inadimplência.

A faixa 1 do programa, que contempla as pessoas mais pobres, é a que apresenta maior inadimplência, com 22%. Ainda assim, as dívidas superiores a três meses responde por apenas 2% dos financiamentos. O levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) de julho passado apontou que, na faixa mais baixa de renda, as dívidas em atraso atingem 26,7% das famílias, acima da média de inadimplentes nos programas de financiamento da casa própria.

Números da Multiplan

Diante de uma economia que cresceu 1% em 2017 e se prepara para crescer 1,6% neste ano (segundo projeção do Banco Central, que já foi reduzida pela metade desde o começo do ano), o Grupo Multiplan apresentou aumento de 39,4% no lucro líquido ao final de segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2017.

Só a receita com locação (cobrança aluguel e outros serviços ao lojista) representou 74% do total da receita do grupo. Enquanto as vendas de lojas cresceram 2,2% no segundo trimestre de 2018, o aluguel subiu 2,7%. A margem líquida subiu 47,5% na comparação trimestral.

O custo de ocupação para os lojistas nos empreendimentos da Multiplan subiu 26% entre 2016 e 2018, segundo balaço da empresa, forçando a taxa de inadimplência dos lojistas, que subiu 1 ponto percentual no segundo trimestre.

A taxa de ocupação da rede hoje é superior a 90%.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]