Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro dos multifranqueados: 5 tendências emergentes

O futuro dos multifranqueados: 5 tendências emergentes

Sucesso do modelo de franchising pode ser potencializado pela experiência do cliente uniforme e a boa gestão de recursos humanos.

As franquias, modelo que tem ganhado a preferência de quem tem interesse, vocação ou mesmo expertise para empreender, é um dos tipos de negócio mais interessantes para esse público, uma vez que o uso de uma marca já consolidada, testada e padronizada garante uma série de vantagens competitivas.

E os números mostram o sucesso deste segmento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor arrecadou R$ 240,6 bilhões – um crescimento de 13,8% quando comparado ao ano anterior, totalizando 195.862 unidades franqueadas (aumento de 7,8%).

Considerando este panorama positivo, estive presente na Multi-Unit, principal conferência mundial para multifranqueados. O evento, realizado em Las Vegas, no Estados Unidos, ofereceu uma visão privilegiada das empresas, especialistas e executivos que estão moldando o cenário dos negócios de franquias. Durante o encontro, uma infinidade de tendências e cenários tomaram os palcos e a atenção de mais de 2.300 participantes de todos os cantos do mundo.

Mas, aqui, gostaria de destacar cinco pilares que emergiram como áreas cruciais para o sucesso dos multifranqueados: a experiência do consumidor, a análise de dados, o desenvolvimento tecnológico, os recursos humanos e a importância de parcerias fiéis.

Estes cinco aspectos foram detalhados sob as mais diversas óticas por especialistas, que destacaram como cada um deles pode ser potencializado para impulsionar os negócios de quem tem uma franquia.

Experiência do consumidor

Uma das tendências mais discutidas foi o impacto de uma experiência excepcional do cliente para o desenvolvimento de um negócio de sucesso. No contexto dos multifranqueados, no qual a consistência da marca é um elemento chave, garantir uma experiência uniforme em todas as unidades é fundamental.

Aqui, a tecnologia desempenha um papel crucial. Soluções de pagamento inovadoras, como pagamentos sem contato, por exemplo, não só agilizam as transações, mas também melhoram a jornada de compra do público consumidor, oferecendo conveniência e segurança.

Na vanguarda destas inovações, há opções no mercado que estão fornecendo as ferramentas necessárias para que multifranqueados possam proporcionar uma experiência de pagamento fluida e eficiente – aliada na busca da retenção de clientes e da recorrência de vendas.

Inteligência de dados

Os dados são o coração de todas as operações dos multifranqueados, permeando os pilares essenciais do sucesso citados aqui. Por meio da análise de dados, franqueados podem otimizar a gestão de recursos humanos, identificar padrões de compra para melhorar o estoque, personalizar a experiência do cliente e fortalecer parcerias estratégicas.

Por exemplo: ao analisar dados de transações, é possível identificar tendências de compra e adaptar o estoque de cada unidade de acordo com as preferências locais dos clientes, melhorando a experiência de consumo.

Além disso, a análise de dados é a principal aliada na identificação de pontos de melhoria na eficiência operacional, reduzindo custos e aumentando a produtividade da equipe. Uma solução completa que colete e analise dados é essencial para eliminar os “achismos” e impulsionar a competitividade dos multifranqueados em um mercado em constante evolução.

No fim do dia, nada é mais relevante do que assegurar uma jornada agradável e personalizada para cada consumidor. Por isso, empresas com soluções de análises de dados avançadas podem ajudar os franqueados a compreender melhor o comportamento do cliente, permitindo a customização das suas ofertas e o aprimoramento da experiência como um todo.

Desenvolvimento tecnológico

Independente do segmento de atuação de qualquer empresa, o avanço tecnológico está transformando diariamente o cenário dos negócios. Não é diferente no franchising, onde franqueados buscam soluções inovadoras para aprimorar suas operações.

Do gerenciamento de estoque à automação de processos, a tecnologia não é mais um diferencial competitivo e sim a diferença entre continuar as operações ou ficar obsoleto.

Para a Cielo, por exemplo, isso significa ir muito além da maquininha, oferecendo não apenas sistemas de pagamento avançados, mas também soluções que agreguem mais valor ao negócio. Integrações com outras plataformas e sistemas que franqueados utilizam, automação de processos, inteligência de dados, produtos de gestão e toda uma gama de serviços que mostrem um ecossistema completo de produtos que simplifiquem a gestão e impulsionem as vendas. 

Além disso, a adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT, sigla do termo inglês Internet of Things) tem o potencial de revolucionar as operações dos multifranqueados. Por isso, é necessário encontrar no mercado soluções que explorem como essas ferramentas podem ser aplicadas para prever padrões de compra, melhorar a logística, personalizar a experiência e, principalmente, otimizar tempo e recursos.

Recursos Humanos

E, por falar em recursos, os multifranqueados enfrentam desafios únicos quando se trata de gestão de recursos humanos. Coordenar equipes em várias unidades, garantir a conformidade com padrões da marca e manter altos níveis de engajamento diante da alta rotatividade são apenas algumas das complexidades envolvidas. Aqui, soluções de pagamento podem desempenhar um papel crucial, simplificando processos como a folha de pagamento e a gestão de benefícios.

Também é imperativo reconhecer aqui a importância de capacitar as equipes que atuam nas franquias com treinamento adequado. Programas de capacitação online e recursos de suporte ao cliente são apenas algumas das ferramentas que podem ajudar os franqueados a maximizar o potencial de sua equipe, minimizar falhas humanas e, consequentemente, realizar uma operação mais fluida e eficaz para todas as pontas da atividade.

Parcerias fiéis para desenvolvimento dos negócios

Por fim, as parcerias desempenham um papel fundamental no sucesso dos franqueados. Desde fornecedores confiáveis e com produtos de qualidade até colaborações estratégicas com outras marcas, cultivar relacionamentos sólidos é essencial. Isso significa mais do que simplesmente ter relações de compra e venda: trata-se de estabelecer conexões e ter compromisso genuíno com o sucesso mútuo.

Oferecer programas de fidelidade, benefícios exclusivos e suporte personalizado pode ser um caminho para que multifranqueados estabeleçam relacionamentos duradouros com clientes e fornecedores.

Além disso, iniciativas como programas de incentivo e compartilhamento de melhores práticas encorajam a colaboração entre os franqueados, criando uma comunidade sólida, focada no crescimento e na inovação. Essa é uma das características mais importantes de um multifranqueado de sucesso.

Ao alavancar as soluções e parcerias agregadoras, as franquias podem não apenas enfrentar quaisquer desafios, mas também prosperar em um ambiente dinâmico e em transformação contínua.

*Wilson de Carli Nunes é diretor comercial da Cielo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]