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HEINEKEN quer 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2026

HEINEKEN quer 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2026

Em maio, a área de Vendas e Distribuição do grupo apresentou aumento de 31,19% de lideranças femininas em relação a 2022, com meta de 35,5% até o final do ano.

Para as mulheres, conquistar espaço no mercado varejista ainda é um grande desafio. De acordo com o Instituto Mulheres do Varejo, cerca de 64% das mulheres afirmam que, para alcançar os cargos mais altos da organização, precisam desenvolver um estilo de liderança mais masculinizada.

Com intuito de mudar essa visão e o cenário do varejo brasileiro, o Grupo HEINEKEN tem desenvolvido uma séria de inciativas que buscam promover a equidade de gênero na companhia e inspirar seus pares. São iniciativas que, sobretudo, impulsionam uma maior participação feminina em cargos de liderança dentro do grupo.  

Para se ter uma ideia, em maio de 2024, a companhia totalizou 143 mulheres atuando nos cargos de liderança da área de Vendas e Distribuição do Grupo HEINEKEN, o que representa um aumento de 31,19% em relação a maio de 2022, quando havia 109 mulheres nas posições. Até o final deste ano, o objetivo é alcançar a marca de 35,5%, e a meta nacional é de 50% das posições de liderança serem ocupadas por mulheres até 2026.

Exemplos

Para acelerar esse crescimento, o Grupo HEINEKEN atua com base em uma série de projetos especiais que buscam a promoção de carreira, a segurança e o bem-estar das mulheres em diferentes áreas da companhia. O olhar detalhado para cada área específica impulsiona o sucesso das iniciativas. O Projeto Mobilidade, por exemplo, que troca motocicletas por automóveis na operação de vendas e distribuição, ilustra este movimento. Iniciado em agosto de 2021, o projeto contava com 15 mulheres. Em menos de três anos, em abril de 2024, o número foi para 125, representando um aumento de 733%.

A mudança partiu de um diagnóstico simples de que a maioria das mulheres não eram motociclistas e não se sentiam confortáveis com a modalidade. Além disso, inspirado na área de Supply Chain, o time de Vendas e Distribuição iniciou uma ação batizada de “Elas que ficam”, uma pesquisa 100% anônima que tem como principal objetivo entender o que as mulheres da área de Vendas e Distribuição mais valorizam para permanecerem no Grupo HEINEKEN.

Segundo Juliana Wei, diretora de Recursos Humanos da área de Vendas e Distribuição, o setor é particularmente desafiador por ser historicamente majoritariamente masculino. “Buscamos pela equidade de gênero no time, mas ainda há desafios para alcançarmos a proporcionalidade. Entender quais são os principais motivos para que isso aconteça dentro de cada empresa é o primeiro passo para alterar esse cenário. É preciso aumentar a presença feminina em Vendas e Distribuição para garantir não só a inclusão e a diversidade, mas também uma representação equilibrada de perspectivas e referências. Ainda temos um caminho a percorrer, mas já temos muitos indícios positivos para comemorar, como, por exemplo, a primeira Diretora Sênior de Revenue Management, com reporte direto ao vice-presidente de Vendas e Distribuição da HEINEKEN Brasil”, diz a executiva.

Cultura organizacional faz toda a diferença

Giuliana Bernardo, diretora regional de Vendas e Execução do Grupo HEINEKEN.

Segundo Giuliana Bernardo, diretora regional de Vendas e Execução do Grupo HEINEKEN, a autenticidade e o conhecimento do negócio fazem diferença no desbloqueio de crenças limitantes. “A cultura da empresa onde você trabalha precisa encorajar e ajudar o profissional a ter confiança, especialmente em se posicionar como representante da empresa, independente de gênero. Eu vivi esta realidade dentro do Grupo HEINEKEN e nunca precisei fingir ser nada diferente do que sou. Quero que o maior número possível de mulheres também se sinta nesse lugar”, pontua a diretora.

Para Hugo Lehmann, vice-presidente de Vendas e Distribuição, é imprescindível que todos sejam aliados para construir companhias mais inclusivas, diversas e igualitárias. Dessa forma, essa é uma responsabilidade de todas as áreas. “Hoje, temos oito diretoras na área de Vendas e Distribuição. Em 2019, não havia nenhuma mulher nessa posição. Estamos comprometidos em alcançar 50% das posições de liderança ocupadas por mulheres até 2026. Meu papel inclui atuar como aliado das mulheres no trabalho, acessando espaços dominados por homens e sensibilizando sobre inclusão e diversidade. Recentemente, participamos de um treinamento para a alta direção focado em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). Também investimos em programas de aceleração de carreira feminina, oferecendo mentoria e capacitação para cargos de liderança. Esse compromisso visa criar um ambiente de trabalho mais equitativo e inclusivo para todos”, explica o executivo.

Incentivar que todas as pessoas possam ser quem realmente são é uma premissa importante para a liderança do grupo. “O cuidado e o respeito são a base de tudo. A diversidade, equidade e a inclusão são fundamentais para manter estes valores genuínos em nossa cultura e reforçar uma cultura de pertencimento, um dos pilares da segurança psicológica no ambiente de trabalho. Estamos também comprometidos com o avanço na jornada de pessoas pretas e pardas para posições de liderança, com a meta de alcançar 40% até 2030. Temos compromissos públicos para promover a igualdade racial e trabalhamos essa pauta de forma interseccional, abordando também recortes geracionais, inclusão LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência”, finaliza Juliana Wei.

“Verdades Difíceis de Engolir”

Em parceria com a agência Dentsu Creative, o Grupo HEINEKEN dá mais um passo ousado na promoção da equidade de gênero para o mercado e lança a campanha de conscientização intitulada “Verdades Difíceis de Engolir”. Profissionais de alta liderança, como CEOs e executivos(as) foram convidados(as) para experimentarem uma bebida sem álcool feita exclusivamente para essa ação, com um sabor que representa a experiência das mulheres no mercado de trabalho: desagradável.

Para gerar uma reflexão sobre essa realidade desafiadora, o insight foi estampar as verdades “na lata”, com dados de pesquisa sobre o panorama da mulher no mundo corporativo simulando seus ingredientes.

Com a campanha, o Grupo HEINEKEN quer avançar ainda mais em seu objetivo de fomentar o debate social e dividir sua experiência com o mercado, estimulando o progresso cada vez mais rápido em relação ao tema. Confira!

CONAREC

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