As mulheres são maioria entre os empreendedores no mundo virtual. Uma pesquisa da Nuvem Shop entre julho de 2017 e julho de 2018 sobre uma base de quase 200 mil lojas virtuais cadastradas na plataforma apontou que quase 60% das lojas on-line são gerenciadas por mulheres.
No levantamento de 2016, o número de mulheres à frente de negócios on-line era de 48,2% contra 51,8% de homens. Já em 2017, as mulheres passaram à frente, liderando 50,3% dos e-commerces, com um salto de mais de 7 pontos percentuais neste ano, chegando a 57,6%.
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O segmento de moda é o preferido das mulheres que empreendem na internet, com 64% da preferência, seguido por saúde e beleza, com 58%. Casa e decoração representam 45% e eletrônicos, 23%. Os números extrapolam os 100% porque há negócios que vendem mais de um segmento.
O crescimento da vertical de moda no ambiente on-line foi o mais acentuado nos últimos 12 meses, com 14% de aumento. Beleza e saúde cresceu 6%.
Negócios mais consistentes
A Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2016 em parceria com o Sebrae apontou que a taxa de sucesso dos empreendimentos femininos naquele ano ficou em 15,4%, acima dos 12,6% dos negócios tocados por homens. Os dados contemplam as empresas com até três anos e meio de existência. O estudo indicou também que as mulheres foram responsáveis por 51,5% dos novos negócios criados no Brasil à época.
No segmento de startups, o desempenho das mulheres é ainda mais impressionante. Um relatório do The Boston Consulting Group apontou que startups fundadas por mulheres faturam 78 centavos por cada dólar investido, mais que o dobro das lideradas por homens, que tem uma média de retorno de 31 centavos por dólar investido.