Pesquisar
Close this search box.
/
/
Embalagens passam a refletir diversidade de cores e cabelos do país

Embalagens passam a refletir diversidade de cores e cabelos do país

A mulher brasileira de cabelos cacheados precisa de produtos cosméticos bons - e as marcas devem oferecê-los - o universo desta demanda é enorme!

O Brasil é um país que tem a história moldada por mulheres pretas. Isso foi bastante apagado e abafado por anos – mas, pouco a pouco, o cenário muda. O mundo dos cosméticos no país é prova disso: somos internacionalmente reconhecidos pelos nossos produtos capilares para cabelos crespos e cacheados. Os cremes e tratamentos específicos para a textura multiplicaram-se nas prateleiras de perfumarias brasileiras e são exportados para diversos outros lugares.

Mas não era sem tempo, visto que 70% dos brasileiros têm cabelos com cachos, segundo pesquisa do Institudo Beleza Natural.

Leia mais: Diversidade faz bem para o negócio e para a sociedade

É potencialmente essencial para indústria de cosméticos enxergar essa demanda de normalização e se adequar a ela. As pessoas precisam de produtos adaptados para suas necessidades – e vão mudar de hábitos para conseguir. Então, não seria melhor readaptar uma marca renomada para servir aos propósitos e objetivos do cliente? Esta foi a estratégia da Niely.

Niely investe muito em pesquisa e desenvolvimento,” explica Vinicius Tortoza, gerente de Niely Gold. “Ao longo dos últimos anos, percebemos que as pessoas mudaram a forma de se relacionarem com a beleza, principalmente no entendimento do que é se sentir bonito. Nesse novo contexto, sentimos a necessidade de atualizar também a forma como as nossas marcas se expressavam e nesse processo chegamos ao nosso novo posicionamento, que é ‘Niely por todas as belezas’”.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

A decisão foi por um rebranding da marca. As embalagens dos produtos da Niely passaram a representar melhor a mulher brasileira: mais da metade das modelos são pretas (refletindo as 56% de pessoas do país que se declaram negras), e até o fim do ano esse número deverá crescer para cerca de um terço. As modelos não-brancas abriram espaço para tratar melhor de cabelos de diversas texturas, incluindo cacheados, ondulados e crespos – pois os produtos se adaptam mais a este público.

Conversando com a consumidora

Existem dois fatores muito importantes na hora de estruturar um rebranding – entender de onde vem o seu cliente e quem ele é.

Marcas populares e de consumo massivo têm mais consumidores das Classes CDE. Essas classes são, também, compostas pela maioria das pessoas pretas. É necessário entender quem são as pessoas que comprarão, então, e “garantir que nossos produtos e comunicações reflitam essa diversidade,” comentou Tortoza.

Conheça o Mundo do CX

Então, sabemos que há a diversidade de cabelos e necessidades, e o clamor cada vez maior para adaptação a cada perfil. Às marcas, vale ouvir o que os clientes têm a dizer sobre as necessidades – pois, ouvindo-os, entende-se o que procuram. Existe um espaço cada vez maior para produtos diferenciados, mas específicos, que atendam a grandes volumes de pessoas – como maquiagens para peles escuras, e produtos para diferentes texturas de cabelo.

A cultura do Brasil

É importante notar que, além dá aparência, há uma história por trás das classes brasileiras e o consumo de cada uma delas. Por isso, não é perspicaz fazer uma mudança de aparência sem entender, de fato, quais pessoas verão aquilo. A Niely pensou nisso, também, e buscou uma maneira de dialogar de forma mais ampla, como explicou Tortoza:

“A partir de agora, o nosso novo posicionamento irá abordar diferentes aspectos culturais do Brasil, desde a cultura urbano periférica, o respeito ao poder da regionalidade cultural em um país tão extenso como o nosso e tantos outros aspectos culturais relevantes, como por exemplo, a cultura ballroom que reforço o nosso respeito à diversidade de gênero. Tudo isso irá se concretizar, seja nos nossos produtos, embalagens ou comunicações, de acordo com a relevância desses aspectos para o nosso público-alvo.”



+ NOTÍCIAS
Atendimento telefônico ainda é o mais democrático e acolhedor
Dispara o consumo online de produtos sustentáveis no Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]