/
/
Movimento no varejo cai 5,7% em agosto

Movimento no varejo cai 5,7% em agosto

Indicador da Serasa Experian apresentou no mês a 13ª queda seguida e mostra que o Dia dos Pais não foi suficiente para segurar o fluxo do setor. Entenda
Legenda da foto

O fluxo do comércio apresentou queda de 5,7% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados hoje (6) pela Serasa Experian. Os dados mostram que o Dia dos Pais, uma das datas mais importantes do setor, não foi o suficiente para segurar o fluxo nas lojas e, por consequência, as vendas.

O recuo no movimento do comércio em agosto foi o décima terceiro seguido neste critério de comparação. Apesar disso, em relação às demais retrações, ele foi a menor queda dos últimos 11 meses.

Segundo o estudo, na comparação com julho, a retração foi de 0,9% no movimento do comércio. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o comércio varejista registra queda de 7,9% perante o mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, “a perda de renda real, ocasionada pela inflação ainda elevada e pelo aumento das taxas de desemprego no país e as condições de crédito bastante restritivas continuam pesando negativamente sobre a atividade varejista nacional, embora os níveis de confiança dos consumidores estejam um pouco melhores do que estavam ao início do ano”.

Entre os segmentos do varejo, o que mais sentiu em agosto, na comparação com o mesmo do ano passado, foi o de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, que registrou uma queda de 12,2%; no segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, o recuo foi de 10,7% no movimento do comércio.

Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas verificou um recuo de 6,6% no movimento do comércio. Material de Construção, por sua vez, registrou um recuo de 6,3%, e Veículos, Motos e Peças teve queda de 5,3%.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

9/9, 10/10, 11/11: datas duplas criam um novo calendário para o e-commerce
Shopee, Mercado Livre e TikTok Shop espalham grandes campanhas pelo ano e criam novos hábitos no consumidor brasileiro.
Assaí inaugura farmácia própria dentro do supermercado
A compra do mês acaba de ganhar um novo corredor. O Assaí Farma marca o início da estratégia da rede para transformar suas lojas em centros de serviços.
Como os produtos "zero" deixaram de ser restrição e viraram estilo de vida
De cervejas sem álcool a ketchup zero açucar e gelatos proteicos, marcas apostam em uma nova relação dos consumidores com o prazer sem culpa.
TikTok Shop celebra o primeiro ano com 134 milhões de usuários e consolidação da compra por descoberta
Em seu primeiro aniversário brasileiro, a plataforma mostra avanço de 161 vezes nas vendas por lives e uma rede de criadores que cresceu 46 vezes.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Menos estímulos, mais experiência? Novas cobranças do WhatsApp Marco Legal da Cibersegurança: o que muda? A IA democratizou o cibercrime