O movimento do varejo caiu 5,2% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo mostrou o indicador divulgado hoje (24) pela Boa Vista SCPC. Na relação mensal, frente a março, o recuo foi de 0,4%.
No acumulado dos últimos 12 meses, terminados em abril, a queda foi de 5%. Esse recuo, segundo a Boa Vista SCPC, marca um novo recorde negativo na série histórica, iniciada em 2010. Com isso, abril intensifica a tendência de queda mostrada pelo varejo desde julho de 2015, quando entrou em território negativo. Fatores como elevação de juros, piora do mercado de trabalho e inflação em patamar elevado podem ainda serem considerados como os principais condicionantes deste cenário.
O resultado mostra que a tendência é que as vendas do varejo devem se manter negativas até o final do ano.
Entre os setores, aquele que apresentou a maior queda na comparação mensal foi o de “Móveis e Eletrodomésticos” (-2,3%). Nos dados sem ajuste sazonal, a variação negativa acumulada em 12 meses foi de 7,9%.
A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” caiu 0,6% no mês. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 5,7%.
A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 1,1% no mês. Na série sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses recuou 4,3%.
Já o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou queda de 0,2% no mês – considerando dados dessazonalizados. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 4,4%.