O movimento do comércio caiu 3,1% em 2015, de acordo com os dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, a queda observada foi de 7,0%.
Leia também:
Intenção de Consumo das Famílias cai 35% em janeiro
De acordo com a entidade, o resultado de 2015 foi o pior já registrado na série histórica do indicador, iniciada em 2010.Fatores como elevação de juros, piora do mercado de trabalho, queda no consumo das famílias e inflação em patamar elevado podem ser considerados como os principais condicionantes deste cenário. Em nota, a Boa Vista SCPC disse que dezembro somente consolidou a tendência de queda mostrada pelo varejo, que desde julho deste ano já se encontrava em território negativo.
Leia também:
Inadimplência das empresas sobe em 2015
Nos dados sem ajuste sazonal, a categoria de ?Tecidos, Vestuários e Calçados? sofreu a maior queda nos dados acumulados em 12 meses (-6,1%), seguida pelo setor de ?Móveis e Eletrodomésticos? (-4,2%) e o segmento de ?Combustíveis e Lubrificantes? (-3,5%). Por fim, o menor recuo foi no setor ?Supermercados, Alimentos e Bebidas?, que viu a atividade diminuir 2,5% em no acumulado do ano.
Para 2016, o cenário econômico já começa com as mesmas adversidades vivenciadas no ano passado, fator que deverá influenciar negativamente a confiança do consumidor e consequentemente as vendas do varejo para o ano, que possivelmente registrará outro ano de perdas.
Leia também:
Comércio busca menos crédito em 2015