O relacionamento com os clientes vem sendo a ferramenta-chave para o desempenho dos negócios na nova economia. Agora majoritariamente digital, esse contato próximo foi posto à prova na pandemia, beneficiando times mais preparados e evidenciando desafios para aqueles que ainda estão passos atrás na otimização (e automação) dos processos. Fato é que tantas mudanças pedem profissionais atualizados. Por isso, a Movidesk, startup líder em soluções em atendimento no Brasil, lançou um curso com certificação gratuita para líderes de atendimento.
Voltado para a capacitação de novas ou experientes lideranças e de analistas de atendimento que almejam tornar-se líderes, o curso “Liderança em atendimento e suporte” possui 6 horas de duração e reúne metodologias, habilidades, visões e vivências de profissionais com vasta experiência no segmento. O objetivo é formar profissionais que elevarão a eficiência e a qualidade do atendimento ao cliente nas empresas brasileiras.
Já com inscrições abertas, o curso será o primeiro oferecido pela Universidade Movidesk, uma plataforma 100% digital e gratuita, que disponibilizará diferentes certificados exclusivos sobre estratégias, metodologias e boas práticas de atendimento ao cliente.
Alejandra Nadruz, Coordenadora de Recursos Humanos na Movidesk, explica a iniciativa da empresa: “O atendimento deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade. Com base nesse diagnóstico, queremos compartilhar toda a nossa metodologia com o mercado. A ideia de lançar a plataforma de conteúdo é benéfica para todo o setor, uma vez que os profissionais passam a ter acesso às melhores práticas na relação do atendimento entre marcas e consumidores”.
Mercado de atendimento conta com poucos profissionais qualificados
Segundo o The Global State of Customer Service, 56% dos brasileiros iniciam sua interação com serviços de atendimento ao cliente de forma online. Isso é um reflexo do avanço tecnológico e das redes sociais, que permitiram aos consumidores novos canais de contato com as marcas. Contudo, essa demanda mostrou que o atendimento no Brasil ainda é caracterizado pela mão de obra pouco qualificada, incapaz de solucionar, por vezes, problemas simples. Tal diagnóstico intensificou a busca por soluções que pudessem melhorar a experiência do cliente.
“Para suprir essa lacuna, as empresas estão investindo em tecnologia para agilizar a operação, oferecer múltiplos canais e opções de autoatendimento. Mas é preciso que as pessoas por trás do software também estejam preparadas para falar com o público”, afirma Nadruz.
A Universidade Movidesk vem exatamente para isso: instruir sobre boas práticas no dia a dia de um atendimento mais digital. É o que afirma Alejandra: “Uma das razões que nos fez desenvolver essa plataforma é o fato de termos atingido na nossa história números muito expressivos na retenção de clientes (churn negativo) e no longo ciclo de vida deles conosco, o que é sinônimo de satisfação. Vemos como uma oportunidade de compartilhar o que nos trouxe até aqui”.
Universidade Movidesk e os cursos com certificação gratuita
Após o curso de lançamento (“Liderança em atendimento e suporte”), a próxima certificação, intitulada “Especialista em Atendimento e Suporte”, será voltada para operadores e analistas de suporte que pretendem iniciar na carreira de maneira profissional ou aumentar a senioridade, com foco em promoção salarial ou novas oportunidades no mercado de trabalho.
Os módulos destes dois primeiros cursos serão aprofundados, posteriormente, em cursos específicos. Entre eles estão:
- Métricas de Atendimento Avançado
- Métricas de Sucesso do Cliente (CS) Avançado
- Certificações em Sucesso (CS)
- Experiência do Cliente (CX)
- Liderança e gestão de pessoas
- Produtividade da área de Atendimento
- Técnicas de Atendimento ao Cliente
Todos os cursos serão gratuitos e oferecerão certificado após a conclusão. Sem limite de vagas, qualquer pessoa que tenha interesse na carreira de atendimento pode se tornar aluna.