/
/
Motorista de São Paulo pode pagar Zona Azul pelo app

Motorista de São Paulo pode pagar Zona Azul pelo app

Agora não é mais preciso correr atrás de um ponto para comprar talão de Zona Azul, muito menos guardar cartelinhas no carro; fiscalização será eletrônica

Fazer compras em lojas de rua parece um tormento para muitas pessoas. Especialmente quando o assunto é estacionar o carro. As ruas cheias muitas vezes têm poucas vagas e, quase sempre, elas são demarcadas como Zona Azul – aquela que temos que pagar para usar, sob pena de multa. São, ao todo, quase 40 mil vagas rotativas espalhadas pela cidade. O maior problema dessas vagas é que, muitas vezes, era bem complicado encontrar onde comprar a cartelinha.

Era. Porque a partir de hoje (11), os motoristas já podem usar aplicativos de celular para fazer o pagamento da Zona Azul. São Paulo será a primeira grande capital do Brasil a implantar a Zona Azul Digital, o mais moderno sistema eletrônico de gestão de vagas em vias públicas no país, melhorando a rotatividade das vagas e democratizando ainda mais o espaço público.

Segundo informações do site da prefeitura, para utilizar a Zona Azul Digital, o motorista precisa baixar um dos três aplicativos aprovados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET): Estacionamento Eletrônico e Digipare, que são compatíveis com o sistema Android; ou o Vaga Inteligente (da Estapar), que atende aos usuários de Android e iOS.

Nos apps, o usuário se cadastra (login, CPF/CNPJ, senha, dados cadastrais e placa do veículo – um mesmo usuário poderá realizar o cadastro de várias placas) e, ao parar em uma vaga, informa no sistema a placa do veículo e o tempo que deseja adquirir para permanecer na vaga.

Uma novidade bacana: caso compre uma hora e passe mais tempo no lugar, dá para renovar o crédito à distância. Os aplicativos têm um alerta que pode ser programado para avisar ao usuário quando o tempo solicitado estiver acabando.

O preço da Zona Azul permanece o mesmo, de R$ 5 por período, que pode ser de 30 minutos a quatro horas – o tempo varia de acordo com a localização. Também há a possibilidade de comprar um pacote de créditos com desconto: 10 cartões digitais custam R$ 45,00. O pagamento por aplicativos, por enquanto, só pode ser feito com cartão de crédito.

A Prefeitura planeja, para uma segunda etapa, a implantação da compra dos créditos digitais em pontos de venda, como bancas de jornal. Assim, o usuário não precisará de celular ou internet para utilizar o sistema digital. Deverá apenas informar ao estabelecimento comercial a placa do veículo e adquirir o crédito, sem ter que retornar à vaga.

Foto: Cesar Ogata/ SECOM
Foto: Cesar Ogata/ SECOM

 

Fiscalização

Para fiscalizar as vagas, serão utilizados equipamentos eletrônicos que possibilitam verificar o registro digital. O agente digita a placa do veículo e é informado se houve a ativação de crédito para aquela placa, inclusive por qual período. Se eventualmente o agente não conseguir contato com o sistema, ele poderá ligar para o 1188 e verificar a situação de estacionamento dos veículos.

A prefeitura garante que o pagamento é, além de mais prático, mais seguro. Beneficia o consumidor por ser mais transparente e evitar o comércio de talões falsificados e cobranças irregulares acima da tabela, praticadas por flanelinhas.

Mesmo com a criação do sistema digital, os talões de papel continuam valendo em toda a cidade.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]