/
/
Modernização da loja física precisa ser ágil e feita por projetos

Modernização da loja física precisa ser ágil e feita por projetos

Especialistas da McKinsey dizem que os ciclos tradicionnais de remodelagem das lojas - a cada três anos, em média - já não são mais eficientes. Confira

Com a mudança cada vez mais rápida do comportamento do consumidor, as redes varejistas precisam rever o tempo de modernização das suas lojas físicas. Isso se torna ainda mais necessário pelo novo caráter desse ponto de contato, que é cada vez menos um local de transação e cada vez mais um local de experiência.

Para Benjamin Bouraoui, Michael Eriksson, Marcus Mansjö e Alexander Thiel, especialistas da consultoria McKinsey, os varejistas percebem que o redesenho das lojas como tem sido feito é caro, lento e muito arriscado. Para eles, “as lojas precisam servir como um ambiente de construção de marca”, afirmam em artigo. E para ganhar essa cara, as lojas precisam otimizar seu processo de renovação.

LEIA MAIS
Visitamos a Zaitt, loja totalmente autônoma. Confira

A nova era da loja exponencial
Se os robôs tomarem os postos de trabalho, quem comprará de nós?

Segundo a consultoria, o redesenho de lojas feito com processos pontuais e graduais são mais eficientes que os tradicionais ciclos de mudança, que funcionam, geralmente, a cada três anos. No formato antigo, as lojas são quase ou totalmente remodeladas dentro desse período e, geralmente, a transformação é cara e trabalhosa. Esse modus-operandi também envolve riscos na experiência do consumidor. Mudar a loja com processos pontuais e rápidos pode aumentar de 10% a 15% as vendas e até 20% a satisfação do consumidor, segundo levantamento da McKinsey.

Processos mais rápidas de renovação

Os especialistas sugerem que o processo de otimização do ambiente físico seja tocado por meio do design thinking, envolvendo primeiro a busca proativa pelo cliente. “Os próximos passos são gerar insights acionáveis ??rapidamente, testar protótipos imediatamente e depois repetir o ciclo, entregando os resultados em um período de tempo muito mais curto do que o processo tradicional”, apontam os especialistas no artigo.

Para eles, o varejo precisa aproveitar ao máximo as vantagens sensoriais que podem ser disponibilizadas nas lojas físicas e às quais o comércio eletrônico não tem acesso, como a capacidade de o consumidor tocar, cheirar e experimentar produtos. “Caso contrário, os clientes simplesmente não se incomodarão em fazer a viagem”.

A mudança nos ciclos de modernização precisa ser urgente, já que os grandes players já estão recorrendo às novas maneira de modernizar. Mesmo varejistas que nasceram no digital estão avançados nesse assunto, como a Amazon e seus processos de inovação especialmente dentro das lojas Whole Foods.

Como trabalhar a modernização?

O redesenho rápido e pontual amortiza os riscos de mudança porque não há garantias de que o novo design irá gerar resultados. O tempo e o dinheiro perdidos em experiências pontuais são menores e fáceis de recuperar. “Recomendamos uma abordagem que case a criatividade e a empatia do design thinking com a disciplina e a velocidade das metodologias ágeis. Essa abordagem se concentra em fazer continuamente mudanças pontuais e de alto impacto, em vez de remodelações em todo o departamento ou em toda a loja”, afirmam.

Para entender as necessidades dos clientes e as mudanças cada vez mais repentinas no comportamento de compra, os varejistas devem ouvir atentamente os consumidores e observá-los de perto, dentro e fora da loja. Inclusive, já são recorrentes os casos de varejistas que transformam clientes em co-criadores de novas funcionalidades da loja física.

Com informações da McKinsey.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]