Pesquisar
Close this search box.
/
/
Moda no metaverso? Como as marcas usaram o Roblox para inovar

Moda no metaverso? Como as marcas usaram o Roblox para inovar

Em painel na NRF 2023, Tommy Hilfiger e Shiseido contam como usaram a tecnologia para aprimorar a experiência

Usado para descrever um ambiente virtual compartilhado, expansivo e imersivo, no qual usuários podem interagir entre si e com o ambiente de maneira significativa, o termo “metaverso” ganhou muita relevância no último ano. Não por acaso, foi um dos temas tratados na NRF 2023. As tecnologias que levam a ele, entretanto, são muito mais aplicados hoje em dia do que o metaverso em si.

Exemplo disso é a parceria entre a Tommy Hilfiger e o Roblox – plataforma de entretenimento e criação de jogos online na qual usuários podem desenvolver seus próprios jogos e experiências virtuais, além de explorar e interagir com as criações de outras pessoas. O case mostra que a plataforma pode ser usada para que as marcas alcancem públicos que não são necessariamente crianças.

“Nós nos tornamos conhecidos como uma plataforma para crianças, mas mais da metade de nosso público tem 13 anos ou mais. Nos últimos 15 meses, o grupo de 17 a 24 anos tem sido nossa demografia de crescimento mais rápido”, conta Winnie Burke, responsável por parcerias de moda e beleza com o Roblox.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Por isso, foi realizado o desfile de Moda Virtual da Tommy Hilfiger, em março de 2022, no Roblox, com possibilidades que só existiam na realidade virtual – inclusive uma loja virtual na qual consumidores podiam experimentar roupas novas em seus avatares.

“Procuramos nossos clientes onde eles socializam e passam tempo. O Roblox apresentou uma oportunidade muito boa de fazer parceria com sua comunidade e aprender com eles”, justifica Chris Takkenberg, vice-presidente de produtos digitais da Tommy Hilfiger.

Esse ponto de vista reflete o ponto de vista de Dina Fierro, vice-presidente sênior do grupo Web 3/metaverse da Shiseido, também. “2021 foi um ano de experimentação. Para 2022, estávamos procurando a oportunidade de criar um mundo exclusivo, altamente criativo e visualmente atraente. Analisamos várias plataformas de metaverso que não tinham isso, e o Roblox tinha”, diz. Ela conta ainda que a Shiseido foi uma das primeiras a trazer uma aparência de maquiagem para avatares no Roblox, criada por pelo diretor artístico global da marca.


Banner com imagem ilustrativa de um e-book com capa verde, logo da Consumidor Moderno em branco, com o texto "NRF 2023 RETAIL'S BIG SHOW". Ao lado, no banner, está escrito "Quer saber mais? Clique aqui e baixe o e-book gratuito com os principais insights da NRF"


+ NOTÍCIAS
Whole Foods Market, saúde e consumo local: e o Brasil com isso?
Esqueça o espírito de dono: o engajamento dos colaboradores vai até a página 9
O varejo influencia o mundo positivamente: o recado dos CEOs do varejo na NRF

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]