Usado para descrever um ambiente virtual compartilhado, expansivo e imersivo, no qual usuários podem interagir entre si e com o ambiente de maneira significativa, o termo “metaverso” ganhou muita relevância no último ano. Não por acaso, foi um dos temas tratados na NRF 2023. As tecnologias que levam a ele, entretanto, são muito mais aplicados hoje em dia do que o metaverso em si.
Exemplo disso é a parceria entre a Tommy Hilfiger e o Roblox – plataforma de entretenimento e criação de jogos online na qual usuários podem desenvolver seus próprios jogos e experiências virtuais, além de explorar e interagir com as criações de outras pessoas. O case mostra que a plataforma pode ser usada para que as marcas alcancem públicos que não são necessariamente crianças.
“Nós nos tornamos conhecidos como uma plataforma para crianças, mas mais da metade de nosso público tem 13 anos ou mais. Nos últimos 15 meses, o grupo de 17 a 24 anos tem sido nossa demografia de crescimento mais rápido”, conta Winnie Burke, responsável por parcerias de moda e beleza com o Roblox.
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Por isso, foi realizado o desfile de Moda Virtual da Tommy Hilfiger, em março de 2022, no Roblox, com possibilidades que só existiam na realidade virtual – inclusive uma loja virtual na qual consumidores podiam experimentar roupas novas em seus avatares.
“Procuramos nossos clientes onde eles socializam e passam tempo. O Roblox apresentou uma oportunidade muito boa de fazer parceria com sua comunidade e aprender com eles”, justifica Chris Takkenberg, vice-presidente de produtos digitais da Tommy Hilfiger.
Esse ponto de vista reflete o ponto de vista de Dina Fierro, vice-presidente sênior do grupo Web 3/metaverse da Shiseido, também. “2021 foi um ano de experimentação. Para 2022, estávamos procurando a oportunidade de criar um mundo exclusivo, altamente criativo e visualmente atraente. Analisamos várias plataformas de metaverso que não tinham isso, e o Roblox tinha”, diz. Ela conta ainda que a Shiseido foi uma das primeiras a trazer uma aparência de maquiagem para avatares no Roblox, criada por pelo diretor artístico global da marca.
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