Pesquisar
Close this search box.
/
/
3 Mitos que atrapalham os anunciantes na conquista de atenção do público

3 Mitos que atrapalham os anunciantes na conquista de atenção do público

Algumas opiniões estão sedimentadas na cabeça de empresários e equipes de marketing digital e acabam por atrapalhar a comunicação com o público na internet. Saiba quais são

A atenção das pessoas é um bem cada vez mais disputado por anunciantes. Mas será que esse é um item em falta no mercado ou as empresas simplesmente não conseguem lidar com as rápidas mudanças na nova economia? Segundo Helen Lin, presidente de investimento digital da Publics Media o poder de foco dos consumidores não diminuiu, mas é cada vez mais difícil conquistar a atenção das pessoas.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Helen defende que as empresas precisam reconhecer as mudanças no comportamento do público e deixar de lado velhos mitos que atrapalham os anunciantes.

Os vídeos, por exemplo, são uma ferramenta poderosa para chamar a atenção de quem navega pela internet. Seja nas redes sociais, no portal de notícias ou até mesmo no metrô, eles ainda conseguem captar o nosso foco .

Vídeos já são a principal fonte de informação para o consumidor na internet

Helen Lin classifica o vídeo, em texto na plataforma de inovação do Google, como a principal arma dos anunciantes e lista três mitos relacionados à atenção .

1. As pessoas não conseguem mais manter o foco

Essa ideia pode ser alimentada se observarmos pessoas alheias à roda de conversa ou à aula que estão “assistindo”. Porém um estudo do Google mostrou que 81% das exibições de vídeo capturam a atenção do consumidor. A capacidade de manter o foco não mudou, mas a exigência das pessoas aumentou. Não temos mais paciência para coisas que não nos interessam, hoje podemos apenas apertar um botão para sair daquele aplicativo ou trocar de vídeo.

Quando estamos interessados, nos engajamos. Quem nunca ouviu alguém dizer que “maratonou” uma série durante o fim de semana? Os anunciantes devem saber que as pessoas se concentram, mas essa concentração é vendida por um preço mais alto e é cada vez mais difícil e trabalhoso conquistá-la .

2. A atenção é a mesma em qualquer tipo de tela

Errado. Para entender, basta calcular quanto tempo você consegue se concentrar na frente da televisão e comparar com a concentração dedicada aos vídeos que assiste no celular. Será que em algum momento a televisão serve apenas para som ambiente enquanto você cozinha ou limpa a casa? E quantas vezes isso acontece com o dispositivo móvel? Mais uma vez o segredo é o poder de escolha que os aplicativos nos proporcionam. Mas também existe outro fator.

Você sabia que a posição em que assistimos a um conteúdo influencia a nossa atenção? Pesquisas mostram que quando visualizamos algo inclinados para frente as chances de prestarmos atenção crescem 50% em relação aos momentos em que estamos inclinados para trás, como geralmente ficamos no sofá, por exemplo. Para ilustrarmos melhor essa ideia, podemos lembrar de quando alguém demonstra interesse pelo que estamos falando: ela se inclina para poder nos ouvir melhor. Ou seja, quando estamos inclinados para frente – o que é 80% mais provável de acontecer – os anunciantes têm mais chances de conseguir nossa atenção.

3. As pessoas aprenderam a ignorar os anúncios, mesmo quando prestam atenção ao conteúdo

Sabe quando você pula o anúncio depois dos cinco primeiros segundos? O mito diz que nós criamos uma espécie de blindagem contra-anúncios, mas pode não ser bem assim. Algo interessante sempre chama a atenção.

Uma pesquisa do Instituto IPSOS mostrou que os anúncios que apresentam pessoas com as quais os consumidores se identificam recebem três vezes mais atenção que a média. Então, a questão é: como ser relevante para o público? Helen tem a resposta: contribuir para a experiência do usuário, ao invés de atrapalhar. Muitos anunciantes prejudicam a experiência de quem navega por não entenderem que plataformas diferentes exigem conteúdos diferentes.

Pergunte a alguém o porquê de procurar o Facebook. Depois pergunte à mesma pessoa o motivo da busca pelo Twitter. Certamente a resposta não será a mesma, ela procura coisas diferentes em plataformas que têm suas próprias características. Então por que os anúncios devem ser exatamente iguais?

Hoje em dia, os anunciantes precisam diversificar as peças conforme seu público e a plataforma que estão usando. Algumas ferramentas são extremamente úteis, como o Vogon (Director Mix do Youtube), que permite a exibição de uma variação do mesmo anúncio mapeando as palavras-chave.

Podemos afirmar que os desafios não continuam os mesmos. A luta pela atenção do público está mais dinâmica e acirrada. É preciso entender todos os fatores que levam as pessoas a não prestarem atenção em anúncios e usar as ferramentas adequadas para construir relevância, se adaptar às plataformas e se desvencilhar dos mitos.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]