Pesquisar
Close this search box.
/
/
Millennials ainda relutam em comprar pelo celular, diz pesquisa

Millennials ainda relutam em comprar pelo celular, diz pesquisa

Iminência do boom do varejo mobile coloca millennials no foco das marcas. A estratégia pode ser precipitada. Saiba por que

Os millennials ainda conservam algum caráter de seu comportamento do século 20. Segundo estudo conjunto da UNDAYS e Ad Age, os membros dessa geração não são tão dependentes dos dispositivos móveis quanto se poderia imagina. A pesquisa foi feita com estudantes universitários nos principais mercados anglófonos.

A pesquisa concluiu que apenas 10% deles assistem streaming de TV em dispositivos móveis e que 37% fazem compras pelo celular. A grande maioria dos millennials usa a internet pelo mobile principalmente para navegar (64%).

Confira a nova edição da revista NOVAREJO com tudo que acontece no setor

A grande vantagem do m-commerce tem sido servir de ferramenta de comparação. Quase 60% dos usuários disseram usar o smartphones para fazer pesquisas de preço, enquanto 58% dizem analisar produtos. 52% verificam a disponibilidade dos itens em estoque e 46% procuram por lojas.

Segundo matéria da eMarketer, a questão levantada pelos especialistas é se a ambivalência em relação ao digital da geração Y está relacionada ao estágio da vida, por serem mais novos, ainda não tem capacidade financeira suficiente para ser um comprador contumaz, ou se é realmente uma característica dessa geração.

X e Y no centro das atenções

Um estudo realizado pelo Centro de Inteligência Padrão – CIP em 2017 apontou que a geração Y é a que gasta menos entre aquelas economicamente ativas. A média salarial dessa geração é 40% menor que da geração X e 51% na comparação com os baby boomers (1945-1959).

Porém, 65% dos varejistas afirmaram que vão aumentar seus gastos com publicidade voltada para a geração Y. Quase a mesma quantidade afirmou que deve priorizar também a publicidade voltada para os consumidores da geração X (1960-1979). Por outro lado, as verbas destinadas a ações voltadas aos baby boomers deve cair 22%. A pesquisa é da RetailMeNot.

Leia também: Vendas mobile dominam varejo eletrônico no mundo

A jogada é arriscada, já que a geração Y, além de ser a de menor renda, é a que tende a controlar mais os seus gastos. No Brasil, o salário médio dos consumidores da geração baby bommer é de R$ 3.799, superior aos R$ 3.123 da geração X e mais que o dobro da geração Y (R$1.869). Os millennials que apontam ter gastos que excedem seus ganhos somam 44% do total, abaixo dos 52% da geração X e 49% dos baby boomers.

E-commerce

Uma pesquisa da AARP, de agosto de 2017, apontou que os mais velhos sentem que as indústrias de moda, tecnologia, esportes e entretenimento atendem mais as gerações mais novas. Cerca de 22% dos consumidores com idade entre 55 e 74 anos afirmavam não estar tão conectados com as marcas de moda, número que sobe para 30% quando o assunto é cosméticos e produtos de cuidados pessoais. Entre os millennials, a taxa de satisfação com o atendimento das marcas é o dobro.

Leia também: E-commerce cresce, mas representatividade no varejo continua igual

Os baby boomers, renegados pelas marcas hoje, possuem, surpreendentemente, um comportamento de compra pela internet mais intenso que o da geração Y. Uma pesquisa da Hakuten aponta que os baby boomers que usam a internet e fizeram compras de roupas e acessórios pelo canal nos últimos seis meses chegam a 61%, contra 47% da geração Y. No consumo de eletroeletrônicos, a vantagem é de 53% a 45%. A Geração X é a que mais consome, com 60% para moda e 54% para eletrônicos.

Apesar de serem mais assíduos na internet que as gerações anteriores e de chamarem mais a atenção das marcas, os millennials ainda mostram um comportamento de compra na internet muito mais modesto que o das duas gerações anteriores.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]