O espanhol Luis Gutiérrez desembarcou no Brasil em 2017 para assumir a presidência das áreas de auto, seguros gerais e affinities da BB Mapfre. Ao chegar à empresa, se deparou com uma empresa jovem. Cerca de 63% de todos os profissionais da seguradora fazem parte da geração Y ou da geração Z.
Por isso, segundo o executivo, o alinhamento dos valores é fundamental para o sucesso da empresa. Em meio à uma crise financeira que tem afetado bastante o setor, os millennials, além de força de trabalho, representam um mercado em potencial muito grande e pouco atingido.
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Na entrevista a seguir, Gutiérrez fala como a BB Mapfre vem trabalhando com as novas gerações e também como a empresa se transforma com tantos jovens espalhados pelos seus escritórios. Para completar, o executivo também conta um pouco da estratégia para atrair jovens para consumir os seus produtos.
Como o sr. definiria a geração millennial?
É uma geração que busca ir além do que já foi alcançado e considero isso excelente. São profissionais que buscam a evolução dos relacionamentos, produtos e serviços, por meio de um senso crítico muito apurado. É a geração do inconformismo, mas sempre baseada na busca de um propósito.
Qual é o diferencial de trabalhar com ela em comparação com gerações mais velhas? Quais são os prós e contras?
O relacionamento entre profissionais de diferentes gerações oferece desafios para todos e, consequentemente, aprendizados. Do ponto de vista do mercado segurador, temos excelentes profissionais, com profunda experiência e conhecimento sobre determinados nichos e que contam com uma rica bagagem pronta para o compartilhamento com os colaboradores que iniciam a carreira no setor. Por outro lado, temos jovens profissionais que trazem percepções sobre como inovar e atingir novos consumidores. É um momento muito interessante e tiramos o máximo de proveito disso.
Como estimular essa geração a trabalhar em grandes companhias?
O alinhamento dos valores é fundamental, pois fornece combustível para que o profissional acredite no negócio, desenvolva seu trabalho e faça a diferença no ambiente em que vive. O grupo tem a clareza de que os colaboradores estão sempre atentos aos sinais emitidos pela empresa e que, consequentemente, exercem o senso crítico. A diferença é a abertura oferecida para que os colaboradores possam trazer ideias e assim contribuir com o crescimento do negócio. A comunicação não pode ter fronteiras.
Essa geração sofreu a primeira crise de sua história. Como mantê-los motivados diante de uma situação como essa?
Neste atual momento, o grupo reforça a transparência como ativo essencial para a comunicação com os colaboradores de todas as gerações. Além disso, mesmo diante dos desafios do mercado, não perdemos a capacidade de empreender e inovar. Acreditamos que essas características são fundamentais para o nosso crescimento e percebemos o engajamento de todos nesse posicionamento.
Qual é o índice de millennials dentro da BB Mapfre?
Temos cerca de 6 mil colaboradores, sendo que 47% são da geração Y e 16% da Geração Z.
Os consumidores da BB Mapfre são em sua maioria millennials? Como atraí-los para o mercado segurador?
O mercado segurador ainda tem um vasto campo para atingir. Cerca de 55% dos clientes são das classes A e B e, quando segmentamos por produto, os dados exibem que apenas 12% das pessoas contam com algum tipo de seguro de vida e cerca de 40% da frota circulante está segurada. Essa realidade está mudando e entendemos que os millennials têm exercido um papel especial, pois estão sempre trazendo sugestões sobre como democratizar os acessos e implantar formatos cada vez mais simples de processos e produtos. Portanto, o nosso objetivo tem sido tirar o “segurês”. Acreditamos que a linguagem mais clara e objetiva é um passo fundamental para que o cliente entenda o seguro e a sua importância dentro do estilo de vida de cada um.
Como, na sua opinião, essa geração está mudando o mercado?
São dois pontos fundamentais: o uso da tecnologia a favor do negócio para a criação de um mundo melhor para todos e a coerência dos valores com as ações. É uma geração corajosa e que demanda que as estruturas sejam mais flexíveis e menos verticais.
Quais são as principais diferenças entre os consumidores millennials em comparação com as outras gerações?
Ao adquirir um seguro, o consumidor, independentemente da sua geração, busca a proteção do seu patrimônio, como casa, carro, equipamentos eletrônicos e ferramentas de trabalho. Atuamos para que o seguro compreenda toda a população brasileira, de acordo com o perfil de cada consumidor. Para isso, temos uma estratégia multiprodutos e multicanal. Por este motivo, entendemos as preferências do consumidor millennial e adequamos oferta e atendimento de maneira a suprir estes anseios.