Pesquisar
Close this search box.
/
/
Menos é mais: microinfluencers aproximam Riachuelo de seu público

Menos é mais: microinfluencers aproximam Riachuelo de seu público

Com a estratégia pioneira de trabalhar com micro e nano influenciadores, a Riachuelo se aproximou das diversidades que o Brasil tem e se conectou mais com seus clientes

Mostrar a diversidade brasileira, e as muitas maneiras de usar a moda são alguns dos objetivos do projeto Visto Riachu, voltado para a formação e parceria de nano e microinfluenciadores em todo o país. O projeto já impulsionou a carreira de 30 criadores desde seu lançamento, em setembro do ano passado.

Além disso, o Visto Riachu qualifica esses profissionais em início de carreira através de workshops sobre o mercado do marketing de influência que contam com a participação inclusive de grandes influencers parceiros da marca, como Rafa Kalimann e Thaynara OG.

“Acreditamos na força e potencial das comunidades para gerar conexões reais com nossos consumidores. Os mega influenciadores são massivos, e estão em campanhas nacionais. Os microinfluencers trabalham com nichos mais específicos, eles estão mais próximos dos consumidores. É muito difícil achar grande influenciadores que tenham essa representatividade em um país gigantesco e todas as diferenças que a gente tem”, explica Thais Castro, Head de Marketing da Riachuelo.

Leia Mais: Sobre 2022: O impacto dos influenciadores continua a crescer

Diferentes perfis para todos os Brasis

A estratégia do Visto Riachu foi buscar criadores de conteúdo de diferentes perfis e estilos em todo o Brasil. “A regionalização foi a primeira a primeira coisa, a partir daí buscamos pessoas que pudessem falar da moda nos seus lugares, de diferentes gêneros, orientação sexual, raça, corpos”, enfatiza Thais Castro.

Essa seleção aconteceu a partir de um mapeamento das redes sociais pela própria Riachuelo, mas também através de referências dadas pelos líderes de lojas de todo o país – aqueles que conhecem de perto a realidade local e o que os consumidores estão olhando nas vitrines.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

No projeto de aceleração, a Riachuelo ensina como que é trabalhar no marketing de influência, em oficinas ministrados por especialistas da área, como marketing e criação de conteúdo, insights e análise de resultados, tendências do mundo da moda.

“A gente percebeu que os criadores regionais têm pouco apoio e estrutura para trabalhar. Por isso desenvolvemos esses cursos, vouchers para consumir. Mas o maior ganho para eles, além da visibilidade, são essas informações. E para nós, mesmo tempo em que ensinamos, aprendemos muito com cada creator”, pontua Thaís Castro.

Essa troca tem sido muito enriquecedora, destaca a head de marketing. A ideia é continuar com alguns destes influencers, os mais motivados, engajados, que se alinharam com a cultura da Riachuelo, e a partir daí iniciar um novo ciclo, que será aprimorado baseado nas experiências e aprendizado deste último ano.

E para quem ficou interessado ou curioso, o próximo ciclo do Visto Riachu começará em março do ano que vem.

Leia Mais: Como as marcas se aproximam dos usuários no TikTok

Engajamento mais próximo

Dentro das lojas, o impacto do trabalho desenvolvido com os micro e nano influenciadores é imenso. Os conteúdos dos nano e dos micro influencers têm um super engajamento, afirma a head de marketing. “É muito legal ver que um post de uma pessoa que não é conhecida (nacionalmente), com a linguagem dela, ter um super engajamento, muito maior do que com um post de campanha”, revela Thaís Castro.

Isso levou inclusive à uma mudança da estratégia nas redes sociais, com a alteração do share de conteúdo nos perfis da Riachuelo, que passou a ter muito mais publicações de criadores.

“Os creators têm uma comunidade muito fiel, muito engajada e conversam com sua comunidade”, elogia Thaís Castro.

Conheça o Mundo do CX

Esse engajamento tem inclusive ultrapassa as fronteiras regionais da origem desses nano e microinfluencers, e apresenta as diversidades do Brasil para todo o país. Isso ajuda a revelar como a moda transita em outros lugares, fora do eixo Rio-São Paulo. Para a Riachuelo, explica Thaís Castro, “constrói uma identidade com a marca, e mostra que a Riachuelo conhece a mulher, as várias mulheres brasileiras”, conclui a head de marketing.


+ Notícias

A Serasa é do bem

Quais são as marcas mais admiradas pela Geração Z?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]