O setor de seguros, historicamente, é conhecido por sua aversão ao risco e seus processos rígidos. A MAPFRE, recentemente, inaugurou o MAPFRE VILLAGE, espaço que promove transformação, agilidade e colaboração, com o objetivo de acelerar e melhorar a qualidade de todas as entregas da companhia. Para isso, a empresa migrou o desenvolvimento de todos os seus projetos estratégicos para a metodologia ágil. A nova estrutura já nasce robusta, com 36 squads atuando com agilidade em mais de 150 projetos, envolvendo cerca de 200 profissionais com o intuito de gerar mais resultados e fidelizar clientes.
A expectativa, segundo a companhia de seguros, é aumentar em 20% a produtividade das entregas ainda em 2024. “É um espaço pioneiro no mercado de seguros, criado exclusivamente para impulsionar a qualidade de nossas entregas e a excelência do atendimento aos nossos clientes”, destaca Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE Brasil. “O VILLAGE é mais do que um espaço físico, é um ambiente que promove a troca de ideias, o aprendizado contínuo e a cocriação de soluções. Aqui, nossos colaboradores se sentem empoderados para fazer a diferença e contribuir para o sucesso da nossa companhia”.
Aceleração da entrega
Muitas organizações têm adotado metodologias ágeis em suas operações. Originárias do desenvolvimento de software, as metodologias ágeis agora estão sendo amplamente implementadas em diversas áreas de negócios, impactando a maneira como as empresas operam e entregam valor.
Basicamente, em vez de seguir um plano rígido do início ao fim, as equipes ágeis trabalham em ciclos curtos, chamados de “sprints,” que geralmente duram de duas a quatro semanas. Cada sprint resulta em uma entrega funcional, permitindo ajustes rápidos com base no feedback dos clientes e mudanças no mercado.
Estudo da Simform, empresa de tecnologia, apontou que 94% das organizações já praticam metodologias ágeis, e 52% utilizam essas metodologias em pelo menos três quartos de seus projetos. A adoção ágil tem melhorado a entrega de software em 64% das empresas e aumentou a satisfação do cliente em 49% dos casos.
Empresas de diversos setores têm colhido os benefícios das metodologias ágeis, como por exemplo, a Netflix que emprega o modelo para desenvolver e testar novas funcionalidades rapidamente, garantindo que sua plataforma atenda às expectativas dos usuários. Empresas como a Nubank e a iFood também adotam práticas ágeis para manter mudanças rápidas em seus produtos e serviços.
Alta performance
A iniciativa fica localizada no moderno WT Morumbi, na zona sul de São Paulo, e une eficiência, agilidade e trabalho colaborativo. O novo espaço é focado em impulsionar o conceito de squads, promovendo alta performance e geração de resultados. As squads oferecem agilidade com tomadas de decisão rápidas e eficientes, inovação através da diversidade de habilidades que geram soluções criativas, foco no objetivo com todos trabalhando em prol da mesma missão, e comunicação fluida, favorecendo o desenvolvimento rápido de soluções para problemas.
Daniela Neves, head de Transformação da companhia, destaca que o MAPFRE VILLAGE permite a execução de projetos com alta performance e resultados relevantes por meio de acompanhamento de indicadores em tempo real e foco total na experiência dos clientes.
“Tudo no MAPFRE VILLAGE foi pensado para promover soluções digitais end-to-end que resolvam as dores dos nossos clientes, pensando em todos os pontos de contato de cada jornada, gerando assim resultados significativos para toda a companhia. A agilidade das nossas equipes multifuncionais será o motor desta transformação, atuando colaborativamente promovemos inovação contínua e respondemos de forma mais rápida às mudanças do mercado e necessidades dos nossos segurados e corretores”, explica Daniela Neves.
Metodologias ágeis e o impacto em CX
As metodologias ágeis estão transformando o ambiente de trabalho, elevando a experiência do cliente e aprimorando a excelência operacional em muitas organizações. De acordo com Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional com quase 30 anos de experiência e reconhecida como LinkedIn Top Leadership Voice, a área de CX se tornou a guardiã da experiência do cliente dentro da empresa, exigindo um trabalho cultural intenso de alinhamento, capacitação e colaboração.
“Nesta nova era, métodos tradicionais de gerenciamento estão cedendo lugar para abordagens que valorizam a inteligência coletiva e a descentralização da tomada de decisões”, comenta.