Pesquisar
Close this search box.
/
/
Metaverso e os efeitos de uma experiência marcante

Metaverso e os efeitos de uma experiência marcante

Ao tornar as interações mais próximas e humanas, o ambiente do metaverso deve ser desenhado para encantar o cliente

Oferecer uma boa experiência para o cliente já não é suficiente, as empresas precisam encantá-lo. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, digitalizado e dinâmico, essa é a única forma de criar relacionamentos duradouros e conquistar a preferência dos consumidores. E o caminho para isso está cada vez mais relacionado às tecnologias utilizadas na jornada com o objetivo de surpreender.

Nesse sentido, a disrupção digital é vista por 82% dos executivos sul-americanos mais como uma oportunidade do que como uma ameaça. De acordo com pesquisa da KPMG, o entendimento é de que tecnologia e dados serão cada vez mais necessários para personalizar, atrair e melhorar a experiência do cliente. E o próximo estágio dessa evolução é o metaverso.

Com a nova tecnologia, os consumidores poderão ter a experiência da loja física sem sair de casa. Isso porque o novo ambiente digital é imersivo e permite uma interação online sem precedentes – o que torna o relacionamento com o cliente mais próximo e a jornada mais fluída e completa.

“O metaverso possibilita interações mais customizadas e personificadas, com um nível muito próximo do presencial. Por isso, terá um papel importante para aproximar as marcas de seus consumidores. Conforme essa tecnologia for se tronando mais habitual para todos, os consumidores vão acessar produtos e serviços, que antes só seria possível indo até uma loja, de qualquer lugar”, explica Alfredo Morgado, CTO da Teleperformance.

Assim, consumidores poderão, por exemplo, pegar, testar e comprar um novo smartphone que foi totalmente digitalizado em 3D no metaverso, sem a necessidade de sair de casa. Outras experiências, como usar a câmera do celular para saber como uma parede ficaria se fosse pintada com determinada cor ou se um sofá combinaria com o restante da sala de estar já são testadas por algumas marcas.

A nova jornada do metaverso

Conhecidos por serem early adopters, ou seja, pioneiros e curiosos para testar novas tecnologias, os brasileiros já estão preparados para as novas experiências que o metaverso poderá proporcionar. Do outro lado, as empresas precisam criar jornadas próprias para a nova dimensão do mundo digital.

“É preciso estar sempre atualizando as novas tecnologias e entendendo como elas afetam os interesses e comportamentos dos consumidores. Quando a marca conhece os consumidores e suas necessidades, ela é capaz de desenhar uma jornada customizada entre os canais de atendimento, seja ele qual for, inclusive no metaverso”, diz Morgado.

A nova jornada de experiência que será trazida pelo metaverso trará uma grande mudança para diversos setores, desde o varejo até o atendimento ao cliente. Todos eles terão que desenhar ambientes gráficos que se aproximem do físico para criar interações fluidas e favorecer a interação próxima com o cliente.

Quando se trata da etapa de atendimento, por exemplo, a Teleperformance desenvolveu um ambiente que permite ao cliente entreter-se enquanto espera pelo atendente, navegando por streamings de música e vídeo. Durante o contato propriamente dito, a experiência é semelhante à de um ambiente físico de loja, tornando tudo mais humanizado.

“A marca precisa entender os benefícios do novo canal e como eles podem alavancar a experiência dos consumidores que estão em constante mudança de hábitos com os avanços tecnológicos. Por fim, para que a experiência no metaverso seja diferenciada e de sucesso, é fundamental, além de tecnologia, a formação de colaboradores capacitados nessa nova realidade para que consigam encantar os consumidores que optarem por interagir nesse canal”, finaliza Alfredo Morgado.


+ Notícias 

Metaverso é para todos? As verdadeiras possibilidades da tecnologia

Atendimento no metaverso: a revolução da experiência do cliente 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]