Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mercado Livre adquire naming rights do Pacaembu

Mercado Livre adquire naming rights do Pacaembu

O icônico estádio Pacaembu abre um novo capítulo em sua história ao se associar ao Mercado Livre; contrato pode superar R$ 1 bilhão

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho passará a ter um novo nome: Mercado Livre Arena Pacaembu. Isso acontece após o naming rights da arena ser vendido para a empresa de comércio eletrônico em uma proposta que busca revitalizar o espaço e torná-lo atração para todo o país. As negociações, que começaram em 2023, resultaram em um contrato de 30 anos, com um investimento que pode ultrapassar R$ 1 bilhão. O valor é o maior do Brasil nesse modelo de negócio.

Além disso, o Pacaembu tem uma grande força no esporte, e o Mercado Livre busca ter mais presença nesse tema. À exemplo disso, pode ser citada o patrocínio dos times feminino e masculino do Flamengo e da Conmebol, a Confederação Sul-Americana de Futebol. Agora, esse passo de se associar ao estádio.

“É um anúncio super importante para o Mercado Livre. Representa um dos maiores investimentos que vamos fazer no Brasil. Nos associamos ao Pacaembu com um contrato de naming rights. A partir de agora, ele passa a se chamar Mercado Livre Arena Pacaembu. Completamos 25 anos no Brasil em 2024, e quisemos preparar uma série de iniciativas interessantes. Essa, provavelmente, é a maior de todas que comunicamos”, comenta Fernando Yunes, VP sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.

Entre as mudanças previstas após essa parceria, está a construção de um centro de eventos convenções, que receberá o nome do Mercado Pago Hall, assim como o Centro de Tênis, a Piscina Olímpica e o Ginásio, que receberão o complemento “Mercado Livre” em seus nomes.  Já o estúdio de gravação se chamará “Estúdio Mercado Play” e dois camarotes serão chamados de “Mercado Pago” e “Meli+”. O nome do último refere-se ao programa de lealdade de clientes com a plataforma de e-commerce, que oferece uma série de benefícios para assinantes. Ou seja, nessa parceria, todo o ecossistema do Mercado Livre estará presente no complexo.

“Esse investimento pode passar de R$ 1 bilhão e o contrato deve durar 30 anos, o maior de naming rights já feito no Brasil. O tema de ecossistema é importante para nós. Os times do Mercado Livre e da Allegra Pacaembu têm trabalhado juntos para pensar nas iniciativas que podem ser oferecidas para os clientes e de exposição de marca, para que potencializarmos ao máximo essa parceria de muito longo prazo”, frisa Yunes.

O objetivo das empresas nessa união é estimular o complexo para que ele se torne vibrante dentro da cidade de São Paulo e ofereça novidades para as pessoas que querem participar das atividades oferecidas ao público. A ideia ainda é que, dentro dele, exista desde o museu até um centro de reabilitação.

“Esse é um momento muito especial para a concessionária, mas, sobretudo, é um momento muito especial para o Pacaembu. Um momento único na história desse complexo que irá completar 85 anos, e que era a segunda casa de todas as torcidas, amado por todos os paulistanos”, comenta Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu.

“É um projeto muito significativo. O complexo é lembrado por todos, mesmo pelos que não são de São Paulo, e nós sempre tivemos em mente que ter uma marca é associada ao patrimônio seria uma relação muito benéfica para ambos. Esse acordo também chancela a nossa visão para o complexo junto com outros parceiros muito potentes que nós temos e estarão conosco. Eles reforçam essa nossa visão de um equipamento de uso cotidiano. Quando iniciamos essa conversa, uma das questões que levantamos é demonstrar que éramos muito mais do que um estádio de futebol”, frisa o CEO da Allegra Pacaembu.

Mudanças na Mercado Livre Arena Pacaembu

No complexo, estão sendo adicionados 45 mil metros quadrados de novas áreas, com uma oferta que possibilita um funcionamento 24 horas por dia, e sete dias por semana. Dentro, haverá um hotel com 85 quartos e, metade deles, com vista para o campo. O centro de eventos e convenções acomodará 8.500 pessoas. Além disso, estará localizado embaixo da projeção do hotel para possibilitar eventos de qualquer natureza, e que o público possa se hospedar e descer para o centro de convenções. Terão ainda mais de 10 ofertas entre restaurantes, bares, escritórios e lojas voltadas para a experiência do usuário. Serão 400 vagas de estacionamento e uma capacidade de público de 26 mil pessoas para jogos, e de 40 mil para shows.

O CEO da Allegra Pacaembu ressalta ainda que a união com o Mercado Livre aconteceu com respeito ao patrimônio histórico.  O naming rights é algo previsto no edital de licitação, e a fachada de metal com o nome “Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho” será mantida, enquanto a marca Mercado Livre estará presente em mais de 70 pontos dentro do complexo. A busca é que a arena continue como palco de grandes emoções e que adicione muitas outras experiências de uma maneira, acessível, plural e democrática

Foto: Cifotart / Shutterstock



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]