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Mercado Livre anuncia investimento bilionário recorde no Brasil

Mercado Livre anuncia investimento bilionário recorde no Brasil

Aporte de R$ 23 bilhões será destinado a impulsionar áreas chave do ecossistema, como tecnologia, logística, e-commerce e Mercado Pago.

Em 2023, o Mercado Livre – a maior plataforma de e-commerce do Brasil – realizou a maior Black Friday de sua história no país. A empresa registrou um crescimento anual de 80% nas vendas brutas, sendo que na véspera da data comemorativa do varejo, foram mais de 2,8 milhões de produtos vendidos. Ainda em 2023, o Mercado Livre gerou 25 empregos por hora no Brasil, sendo 27 por hora na América Latina, segundo estudo da Euromonitor International.

São essas e outras conquistas que marcaram mais um ano de resultados financeiros recordes, com o avanço de 35% em receita líquida da operação brasileira. Agora, a empresa anuncia o aporte de mais de R$ 23 bilhões no país em 2024, sendo esse o maior valor já alocado pela organização em seus 25 anos de história. Com o investimento, a empresa seguirá ampliando a alocação de recursos em seu ecossistema para sustentar o crescimento com rentabilidade, envolvendo a contratação de milhares de profissionais.

“Há sete anos, temos feito o movimento de compartilhar com o mercado o tamanho do nosso apetite de crescimento no Brasil, em sintonia com a evolução da experiência de consumo e de transações financeiras que proporcionamos por meio do nosso ecossistema de negócios”, afirma Fernando Yunes, vice-presidente sênior de Commerce e Líder do Mercado Livre no Brasil. “O avanço histórico dos aportes do Mercado Livre no país, que rompeu a barreira do R$ 1 bilhão em 2018 e chega hoje a R$ 23 bilhões, indica o tamanho da nossa confiança no potencial de desenvolvimento do país, dos nossos colaboradores, da comunidade empreendedora e dos nossos parceiros”.

Investimentos bilionários

Dentre as principais áreas impulsionadas pelo Mercado Livre estão as de tecnologia, logística, e-commerce, banco digital, marketing e retail media. O montante de investimentos previsto inclui a alocação de bens de capital e uma parcela de despesas operacionais estratégicas associadas ao desenvolvimento das prioridades de negócios da companhia para os próximos anos.

A empresa anunciou que dentro os objetivos do aporte estão o aprimoramento da infraestrutura, da equipe e da base operacional da logística do negócio no Brasil. Dessa forma, espera-se que o número de cidades com entregas rápidas – ou seja, entregas realizadas no mesmo dia do pedido ou no dia seguinte – deverá crescer ainda mais. Os investimentos também irão amplificar a presença do Mercado Pago, principalmente em relação aos usuários de pessoa física, dando mais visibilidade à proposta de valor da marca.

“Os últimos anos têm sido de crescimento para o Mercado Pago, atingimos um marco de US$ 3 bilhões em faturamento no ano passado no Brasil”, afirma André Chaves, vice-presidente sênior de Mercado Pago no Brasil. “Mais importante que isso, vemos um aumento na retenção e recorrência dos nossos usuários e estamos vendo crescer a sinergia com o ecossistema do Mercado Livre. Seguimos aprimorando nosso portfólio para sermos a principal instituição de relacionamento dos nossos clientes”, contextualiza Andre Chaves.

No início de março, o Mercado Pago anunciou o lançamento da conta que mais rende no Brasil, que passou a render 105% do CDI para depósitos ou recebimentos a partir de R$ 1 mil, com liquidez diária e sem IOF. Para saldos menores, a conta continua rendendo 100% do CDI, também com liquidez diária. A solução está disponível apenas a clientes Pessoa Física do banco digital.

Crescimento brasileiro

Entre outras prioridades para o aporte estão as alavancas de marketing, responsáveis por gerar recorrência de compra e fidelização no marketplace do Mercado Livre. Inclui também a aceleração do Mercado Ads, negócio de publicidade digital. Em 2023, a plataforma de anúncios quase alcançou a marca de 170 mil anunciantes, depois de crescimentos por sete trimestres consecutivos. Assim, a receita do negócio de publicidade digital atingiu 1,6% do volume total de vendas na América Latina.

Os impactos não param por aí. O levantamento da Euromonitor International aponta que o ecossistema de negócios do Mercado Livre representou a principal fonte de renda para mais de 1,8 milhão de famílias na América Latina, a partir das mais de 574 mil micro e pequenas empresas que participam do marketplace.

“O Brasil representa cerca de 52% da receita líquida total do negócio na América Latina e, apesar do cenário desafiador e competitivo, seguimos confiantes em sustentar nosso protagonismo na América Latina como um dos principais players de tecnologia do mundo”, afirma Fernando Yunes. “Com este aporte, indicamos também que estamos apenas no início da nossa jornada, com muitas oportunidades de aprimoramento em nossas operações e plataformas tecnológicas”.

*Foto: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

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