Na era digital, a velocidade das mudanças no mundo da moda muitas vezes pode deixar os consumidores em dúvida sobre quais tendências seguir ou como incorporá-las ao seu estilo pessoal. O Mercado Livre, está simplificando essa experiência ao lançar o Zap Stylist, um bot projetado para ser o seu consultor de moda pessoal.
A plataforma está utilizando as redes sociais, especialmente o TikTok e o Instagram, para proporcionar uma experiência personalizada aos usuários. Neste novo formato, os consumidores são convidados a acessar o WhatsApp, onde respondem a perguntas simples para definir seus perfis e, em seguida, recebem opções de looks cuidadosamente selecionados.
A mecânica por trás dessa consultoria de moda é simples e interativa. Os usuários começam sua jornada nas redes sociais do Mercado Livre, onde são direcionados para o WhatsApp. Lá, respondem a algumas perguntas que ajudam a plataforma a entender melhor seus gostos, preferências e estilo pessoal. Com base nas respostas, os consumidores recebem sugestões de looks diretamente na plataforma, proporcionando uma experiência personalizada.
O diferencial está no time renomado que conduz a consultoria. Duas especialistas em moda, Marina Santa Helena, reconhecida como mestre em moda, e Rafaela Fleur, como editora de moda, lideram a equipe que está por trás das recomendações de looks, permitindo que os consumidores escolham com quem desejam interagir, proporcionando diferentes perspectivas de estilo.
A personalização no atendimento é mais do que uma tendência momentânea; é uma revolução na forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Essa é a proposta do novo bot, que além de sua capacidade de fornecer recomendações de moda precisas, se destaca pela personalização em seu atendimento ao cliente. A personalização não apenas eleva a experiência de compra, mas também estabelece um novo padrão para a interação entre os consumidores e a inteligência artificial.
“Queremos guiar os consumidores na integração das últimas tendências da plataforma, e apresentá-los a um amplo sortimento de produtos, seja de grandes marcas, ou itens fast fashion. Para efeito de comparação, temos quase 150 vezes o tamanho do maior shopping da América Latina em quantidade de lojas dentro do nosso e-commerce, e queremos auxiliar os consumidores a encontrar os itens que combinam com suas personalidades e estilos. O Zap Stylist é uma novidade prática e divertida, que torna a experiência de comprar no Mercado Livre ainda mais especial”, conta Kael Lourenço, Diretor de Marketplace do Mercado Livre.
Após algumas perguntas para identificar estilos pré-determinados, como “Gótico Sertanejo” ou “Vintage Core”, e para quais momentos os looks seriam mais adequados, como dia a dia, festa, faculdade, trabalho, entre outros, o bot faz uma seleção personalizada de looks e peças. As influenciadoras assinam o catálogo de looks sugeridos, e os consumidores podem aproveitar os descontos para a compra das peças.
O Zap Stylist permanecerá atento às dinâmicas de descontos do Mercado Livre, notificando os usuários sobre cupons disponíveis e oferecendo novos conteúdos e dicas para manter os usuários atualizados sobre as últimas tendências e ofertas exclusivas. A novidade integra estratégias da marca anunciadas na última semana, com o objetivo de aumentar ainda mais a demanda pela categoria de Moda dentro da plataforma.