/
/
Moda no WhatsApp: Mercado Livre lança bot de consultoria e compras personalizada

Moda no WhatsApp: Mercado Livre lança bot de consultoria e compras personalizada

Ferramenta permite que consumidores tenham uma experiência de compra interativa

Na era digital, a velocidade das mudanças no mundo da moda muitas vezes pode deixar os consumidores em dúvida sobre quais tendências seguir ou como incorporá-las ao seu estilo pessoal. O Mercado Livre, está simplificando essa experiência ao lançar o Zap Stylist, um bot projetado para ser o seu consultor de moda pessoal.

A plataforma está utilizando as redes sociais, especialmente o TikTok e o Instagram, para proporcionar uma experiência personalizada aos usuários. Neste novo formato, os consumidores são convidados a acessar o WhatsApp, onde respondem a perguntas simples para definir seus perfis e, em seguida, recebem opções de looks cuidadosamente selecionados.

A mecânica por trás dessa consultoria de moda é simples e interativa. Os usuários começam sua jornada nas redes sociais do Mercado Livre, onde são direcionados para o WhatsApp. Lá, respondem a algumas perguntas que ajudam a plataforma a entender melhor seus gostos, preferências e estilo pessoal. Com base nas respostas, os consumidores recebem sugestões de looks diretamente na plataforma, proporcionando uma experiência personalizada.

O diferencial está no time renomado que conduz a consultoria. Duas especialistas em moda, Marina Santa Helena, reconhecida como mestre em moda, e Rafaela Fleur, como editora de moda, lideram a equipe que está por trás das recomendações de looks, permitindo que os consumidores escolham com quem desejam interagir, proporcionando diferentes perspectivas de estilo.

A personalização no atendimento é mais do que uma tendência momentânea; é uma revolução na forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Essa é a proposta do novo bot, que além de sua capacidade de fornecer recomendações de moda precisas, se destaca pela personalização em seu atendimento ao cliente. A personalização não apenas eleva a experiência de compra, mas também estabelece um novo padrão para a interação entre os consumidores e a inteligência artificial.

“Queremos guiar os consumidores na integração das últimas tendências da plataforma, e apresentá-los a um amplo sortimento de produtos, seja de grandes marcas, ou itens fast fashion. Para efeito de comparação, temos quase 150 vezes o tamanho do maior shopping da América Latina em quantidade de lojas dentro do nosso e-commerce, e queremos auxiliar os consumidores a encontrar os itens que combinam com suas personalidades e estilos. O Zap Stylist é uma novidade prática e divertida, que torna a experiência de comprar no Mercado Livre ainda mais especial”, conta Kael Lourenço, Diretor de Marketplace do Mercado Livre.

Após algumas perguntas para identificar estilos pré-determinados, como “Gótico Sertanejo” ou “Vintage Core”, e para quais momentos os looks seriam mais adequados, como dia a dia, festa, faculdade, trabalho, entre outros, o bot faz uma seleção personalizada de looks e peças. As influenciadoras assinam o catálogo de looks sugeridos, e os consumidores podem aproveitar os descontos para a compra das peças. 

O Zap Stylist permanecerá atento às dinâmicas de descontos do Mercado Livre, notificando os usuários sobre cupons disponíveis e oferecendo novos conteúdos e dicas para manter os usuários atualizados sobre as últimas tendências e ofertas exclusivas. A novidade integra estratégias da marca anunciadas na última semana, com o objetivo de aumentar ainda mais a demanda pela categoria de Moda dentro da plataforma. 



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]