Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mercado Livre quer ampliar participação em operações de crédito para o varejo on-line

Mercado Livre quer ampliar participação em operações de crédito para o varejo on-line

Mercado Livre recebe aporte de R$ 245 milhões para concessão de empréstimos às micro e pequenas empresas hospedadas no marketplace. Recursos têm origem no BID e na Captalys

O Mercado Livre dá sinais de que pretende ampliar sua participação no mercado de crédito. Ontem, o marketplace anunciou a captação de R$ 245 milhões por meio de uma operação com FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios). O montante tem origem em  aporte realizado pelo BID Invest, braço privado do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e pela Captalys, gestora e provedora de serviços de crédito privado.

Segundo executivos da empresa, o valor será destinado à oferta de crédito para micro, pequenos e médios negócios hospedados no marketplace. As operações serão realizadas por meio do Mercado Crédito, unidade criada para atuar no setor financeiro. De acordo com o Mercado Livre, o objetivo é suprir a demanda desses varejistas, cujo acesso às linhas de crédito nos grandes bancos de varejo ainda é  limitado. A dificuldade para obtenção de financiamentos tem sido uma das principais barreiras para projetos de expansão ou mesmo de modernização desses negócios.

Dados disponíveis no boletim do Ceper/Fundace mostram que o represamento de recursos é uma realidade no dia a dia dos micro, pequenos e médios negócios. No acumulado de 2018, o volume de dinheiro liberado apresentou uma retração de 25% na comparação com 2017.  Em contrapartida, o fluxo de capital para os grandes grupos registrou alta de 1%.  O risco de inadimplência não pode ser apresentado como justifica para esse quadro. Entre julho de 2017 e março 2018, o percentual de empresas com débitos em atraso apontou queda de 0,74 p.p.

Atualmente, o Mercado Livre já opera como corresponde bancário da Topázio e da MoneyPlus. “Com o aporte, a oferta do Mercado Livre evolui para um outro patamar. Poderemos ampliar o alcance do crédito para essa base com uma carteira rentável, transparente e com baixa volatilidade. Isso garante o atendimento  às necessidades de nossos clientes e ajudará a impulsionar seus negócios, democratizando o acesso ao crédito para micro e pequenos empreendedores”, disse Daniel Stephens, gerente sênior do Mercado Crédito no Brasil.

Na avaliação do executivo, o diferencial da empresa é o conhecimento que ela tem dos futuros tomadores de empréstimos. Isso facilitará a modelar o produto às necessidades de grupos específicos.  O Mercado Crédito já concedeu mais de R$ 665 milhões para varejistas que atuam on-line no País. O modelo adotado prevê a utilização de uma pontuação própria para a pré-aprovação das captações. Os valores podem chegar a R$ 350 mil, e o parcelamento em até 12 parcelas. A modelagem dependerá da avaliação do  histórico transacional do cliente.

Para os responsáveis pelo aporte,  o modelo de análise de crédito adotado pelo marketplace foi decisivo para conclusão da operação. “Esse processo de gestão dos financiamentos facilita a liberação de recursos  a um grande número de pequenos e médios empreendedores brasileiros que, de outra forma, não poderiam continuar a crescer”, afirma Gema Sacristán, diretora geral de negócios da BID Invest.

Leia Mais: Mercado Livre: “LGPD é positiva para assegurar a investidores operação adequada”

 

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]