Em 2023, o Mercado Livre transacionou US$ 45 bilhões na América Latina. Em comparação com o ano anterior, o crescimento foi de US$ 11 bilhões. Isso acontece em um cenário em que, no primeiro semestre de 2024, houve um crescimento da empresa em 33%, enquanto a soma do crescimento com outros players do mercado foi de 13,6% nos primeiros seis meses do ano. Os dados foram apresentados durante o Mercado Livre Experience por Fernando Yunes, VP sênior e líder da companhia no Brasil.
“Isso gera uma vantagem de escala e preferência dos consumidores. São 80 milhões de pessoas entrando todos os anos no Mercado Livre”, pontua o executivo. Além disso, são 54 vendas feitas na plataforma por segundo. “Hoje, os marketplaces representam 60% das vendas online no Brasil, e se tornaram um canal indispensável e fundamental na da jornada omnichannel das empresas”.
Hoje, 52% das vendas do Mercado Livre chegam no mesmo dia ou no dia seguinte, e 80% chegam em até dois dias. Para melhorar esses números, com seus mais de 430 milhões de produtos anunciados no Brasil, a empresa anunciou um crescimento de mais de 100% no número de Centros de Distribuição Fulfillment no país, iniciando 2024 com 10 operações para alcançar a marca de 21 unidades logísticas Full até o fim de 2025.
Dos 21 Centros de Distribuição, 63% serão instalados fora do estado de São Paulo, expandindo consideravelmente a cobertura nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Estados como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, estão entre os destinos das novas unidades. Esses centros seguem o modelo Fulfillment, no qual os produtos ficam armazenados até a finalização da compra pelo cliente, garantindo maior rapidez no processo de entrega.
“Com as novas unidades Fulfillment, cujas instalações equivalem à dimensão de aproximadamente 120 campos de futebol, ampliamos em 40% o número de cidades que irão receber entregas no mesmo dia”, afirma Yunes. “Com essa expansão, otimizamos a experiência do consumidor, mas principalmente reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento das economias locais. Toda essa ampliação logística está prevista no investimento de R$ 23 bilhões do Mercado Livre no Brasil, anunciados no começo de 2024”.
Experiência de compra mais ágil
As novas operações garantem uma experiência de compra mais rápida em áreas estratégicas do Brasil. O novo centro de distribuição em Pernambuco, por exemplo, permitirá que clientes da região metropolitana de Recife recebam suas encomendas no mesmo dia da compra. A unidade também vai expandir a cobertura para estados como Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e outras áreas do Nordeste, com prazos de entrega de até 48 horas.
No Rio Grande do Sul, os consumidores da região metropolitana de Porto Alegre terão a conveniência de entregas no mesmo dia, enquanto cidades importantes como Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo começarão a receber pedidos no dia seguinte. Além disso, o custo do frete pode ser reduzido em até 50%, dependendo da localidade, gerando uma economia significativa para o consumidor.
“Esse movimento reforça nosso compromisso em levar uma melhor experiência de compra para outras regiões do Brasil, democratizando ainda mais o acesso ao comércio eletrônico e conectando milhões de pessoas a um serviço cada vez mais eficiente e acessível”, comenta Luiz Vergueiro, diretor sênior de Logística no Mercado Livre.
Frota aérea, nova rota e robôs
A expansão da frota aérea faz parte da estratégia de regionalização e democratização das entregas rápidas do Mercado Livre. A empresa dobrou a capacidade de seu Air Hub em Guarulhos, o que permitirá atender ao aumento da demanda atual e se preparar para os próximos anos. Além disso, uma nova rota provisória será lançada para Caxias do Sul, com foco nas entregas na região Sul como uma solução enquanto o aeroporto de Porto Alegre permanecer fechado.
Até ao final de 2025, a frota aérea será ampliada com a adição de duas novas aeronaves cargueiras, fruto de uma parceria com a GOLLOG. Com essa expansão, o Mercado Livre contará com novas aeronaves dedicadas à sua estratégia de crescimento regional, fortalecendo sua posição no mercado. Em conjunto com a GOLLOG, a empresa mantém a maior operação regular de transporte aéreo de cargas no Brasil.
Entre as iniciativas de inovação do Mercado Livre está o uso de robôs em seu Centro de Distribuição em Cajamar, implementado no primeiro semestre deste ano. A tecnologia “Shelves to Person” já opera com 334 robôs, que processam 20 mil itens diariamente, diminuindo o tempo de processamento de pedidos em até 20% e economizando 15% de espaço na operação.
Esses robôs autônomos complementam o trabalho dos funcionários, assumindo tarefas pesadas, como levantar e mover prateleiras. Isso não apenas diminui as atividades físicas mais intensas, mas também permite que os colaboradores foquem em tarefas de maior valor.
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